+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Cientistas decodificam feijão mais resistente do mundo
11.07.2019

Os cientistas da UC Riverside, nos Estados Unidos, decodificaram o genoma do feijão mais resistente do mundo, oferecendo esperança para alimentar a população em expansão da Terra, especialmente à medida em que o clima muda. Entender os genes responsáveis pela seca e tolerância ao calor dessa espécie pode ajudar a cultivar outras culturas mais difíceis também.

Esses feijões, também chamados de “ervilhas de olhos pretos” têm sido um alimento dietético global durante séculos devido à sua resistência ambiental e qualidades nutricionais excepcionais, como alta proteína e baixo teor de gordura. Na África Subsaariana, eles continuam sendo a fonte número um de proteína na dieta humana.

Um genoma é a coleção completa de códigos genéticos que determinam características como cor, altura e predisposição a doenças. Todos os genomas contêm sequências de DNA altamente repetitivas que o professor de Ciência da Computação da UCR e o Colíder do projeto, Stefano Lonardi, comparam a “centenas de milhares de peças de quebra-cabeças idênticas”.

Lonardi descreveu o processo de descobrir como as sequências de quebra-cabeças se encaixam como “computacionalmente desafiador”. Para fazer isso, a equipe de Lonardi montou o genoma muitas vezes com diferentes ferramentas e parâmetros de software. Em seguida, eles criaram um novo software capaz de mesclar essas várias soluções de genoma em uma única imagem completa.

Com o sucesso deste projeto, a ervilha de olhos pretos une-se a apenas algumas das principais culturas cujos genomas foram totalmente sequenciados. O trabalho da equipe no projeto foi publicado na edição de junho do The Plant Journal, onde foi apresentado como matéria de capa, e o software livre da Lonardi pode ser baixado online.

Saiba mais em: Agrolink

Guia de
Empresas

Escolha aqui seus parceiros de negócio e conheça as mais inovadoras empresas do setor Feijoeiro.

Saiba Mais

Notícias
Relacionadas

Discrepância na área plantada de Feijão-carioca

Discrepância na área plantada de Feijão-carioca
17.07.2019

Ao buscar as informações nas regiões produtoras vai novamente surgindo uma possível distorção entre os números da CONAB que indicam cerca de...

Ler Mais
Negócios reportados

Negócios reportados
16.07.2019

Ler Mais