+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Clima: Previsão indica baixa umidade no Centro-Norte do país e chuva rompendo bloqueio atmosférico no sul
23.07.2020

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o Brasil Central continuará com a massa de ar seco predominante nos próximos dias, condição que além das altas nas temperaturas, também derruba de maneira expressiva a umidade relativa do ar.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista, o Inmet emitiu um alerta para as próximas horas válido para pontos do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.

O mapa de previsão de temperatura do Inmet sinaliza que as duas regiões podem ter máximas chegando aos 36 graus nesta quinta-feira (23). As temperaturas também continuarão elevadas no sudeste e sul do Brasil, quando as máximas podem alcançar até 28 graus nas duas regiões.

“É característico do Inverno que a umidade relativa do ar fique baixa neste período e que as chuvas aconteçam apenas no extremo norte e extremo sul do país”, afirma a meteorologista. Pontos do Brasil Central já registram mais de 60 dias sem chuvas, o que aumenta as chances de incêndios na região.

Conforme era previsto, o sul do país também registrou temperaturas elevadas nos últimos dias e uma pausa nas chuvas. No entanto, Andrea destaca que o bloqueio começa a ser quebrado nesta quinta-feira (23) no Rio Grande do Sul, com a aproximação de uma nova frente frian vinda do Uruguai. “Com a entrada do novo sistema hoje poderemos chuvas no extremo sul do Rio Grande do Sul e podem acontecer chuvas isoladas em Santa Catarina”, afirma a meteorologista.

O modelo Cosmo do Inmet indica que as chuvas ficarão mais volumosas no sábado (25), quando a frente deve ganhar intensidade. Para este dia são esperados acumulados de até 30 milímetros de precipitação em boa parte do estado, com exceção da região norte que deve permanecer com tempo estável.

Ainda de acordo com o modelo, o sistema pode levar chuvas também para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos. A tendência é que a frente fria passe de maneira rápida pela região, derrubando as temperaturas em todo o sul do Brasil a partir do domingo (26).

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/264460-clima-previsao-indica-baixa-umidade-no-centro-norte-do-pais-e-chuva-rompendo-bloqueio-atmosferico-no.html#.XxoAl55KjIV

 

Notícias
Relacionadas

Cultivo superprecoce de feijão melhora produtividade e resistência a pragas

Cultivo superprecoce de feijão melhora produtividade e resistência a pragas
11.08.2020

O cultivo superprecoce de feijão é a mais importante inovação do melhoramento genético dessa cultura no Brasil. Pesquisadores e produtores comprovaram que...

Ler Mais
Ingleses mudam a dieta e consomem mais Pulses

Ingleses mudam a dieta e consomem mais Pulses
04.08.2020

Os leites vegetais, os Feijões cultivados na Grã-Bretanha e as sobremesas de pacote são apenas alguns dos produtos que tiveram um aumento...

Ler Mais