+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

O IBRAFE parabeniza o incansável Dr. Warley:
09.10.2020

Warley Marcos Nascimento é confirmado como chefe-geral da Embrapa Hortaliças

Após seguir todos os trâmites relacionados ao processo – seleção no edital, apresentação do plano de trabalho, memorial submetido ao Comitê de Avaliação e Seleção (CAS) e entrevista com a diretoria-executiva da Embrapa -, o pesquisador Warley Marcos Nascimento foi confirmado na última quarta-feira, 07/10, como chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Unidade Descentralizada (UD) da empresa de pesquisa.
A confirmação do pesquisador como chefe-geral aconteceu após um longo período na interinidade – de fevereiro de 2017 até outubro de 2020, após ter ocupado a chefia adjunta de Transferência de Tecnologia (TT) no período de agosto de 2008 a fevereiro de 2017.
“A experiência adquirida nesses anos e a vivência no dia a dia na UD, com os diferentes processos de interação com as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e a Administrativa, principalmente, contribuíram para que eu adquirisse uma visão mais abrangente quando passei a atuar como gestor”, considera Nascimento, que credita a essas experiências o trabalho que foi desenvolvido no período em que atuou como chefe-geral interino, e que “deve ter exercido uma certa influência para a sua efetivação no cargo”.
“Acredito que foi um reconhecimento por toda a minha trajetória profissional, não só como pesquisador durante esses 35 anos, mas também como chefe-geral durante os últimos anos, uma espécie de validação que se estende tanto no âmbito interno pelos colaboradores, como por parte da cadeia produtiva de hortaliças e, claro, da Diretoria Executiva da Embrapa junto com o Comitê de Avaliação e Seleção”, avalia o pesquisador, para quem o caminho foi longo, mas ainda há pontes a atravessar.
Sua trajetória na Embrapa Hortaliças vem de longe, a partir de 1984, quando, recém-formado, atuou como bolsista de Aperfeiçoamento Profissional, desenvolvendo atividades na área de sementes e melhoramento genético, antes de ser contratado como pesquisador, em maio de 1985. Seu currículo registra a graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Fitotecnia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e, seguindo com o aperfeiçoamento profissional, diplomou-se em doutorado e pós-doutorado, ambos na Universidade da Flórida (EUA). A vida acadêmica do pesquisador não parou aí, já que atualmente também é professor da Universidade de Brasília (UnB), além de bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, nível 1D.
Desafios
Para o pesquisador, as incertezas do momento presente são desafiadoras na medida em que obrigam a repensar estratégias para aumentar a relevância da Embrapa Hortaliças no cenário olerícola nacional, enfrentando condicionantes para tornar a Embrapa Hortaliças uma referência real, “e não virtual ou semântica”.
“Sem dúvida, os grandes desafios para os anos vindouros serão a falta de recursos para a pesquisa, a deficiência de mão de obra, o maior controle das instituições públicas, os novos modelos de PD&I, e etc.”, pontua Nascimento, que garante estar pronto para a luta. “Creio que após todos esses anos estou mais amadurecido, com maior conhecimento dos processos e com mais firmeza na tomada de decisões junto à gestão da UD”.
• Acesse aqui Relatório de Gestão da Embrapa Hortaliças 2017-2019

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa
hortalicas.imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 3385-9109
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/56385276/warley-marcos-nascimento-e-confirmado-como-chefe-geral-da-embrapa-hortalicas

Notícias
Relacionadas

Projeto no Senado prevê zerar juros para frear alta do arroz e feijão

Projeto no Senado prevê zerar juros para frear alta do arroz e feijão
22.10.2020

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou um projeto de lei (PL 4.760/2020), que prevê medidas emergenciais para conter a alta dos preços...

Ler Mais
Por que os pulses são a tendência da alimentação no Brasil?

Por que os pulses são a tendência da alimentação no Brasil?
20.10.2020

Quando pensamos no futuro da alimentação não podemos descartar qualidades importantes como nutrição e sustentabilidade. A esses, ainda devemos acrescentar baixo custo,...

Ler Mais