+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

A Convenção Mundial do Gergelim e o recorde brasileiro de exportação
19.01.2021

Por Najla Souza

A Convenção Mundial do Gergelim apontou a realidade do mercado mundial, colocando o Brasil em um patamar promissor. Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2020, o evento aconteceu em uma plataforma virtual que conectou mais de 610 delegados de 61 países diferentes. Estavam presentes a ARBAZA, FIELD CORRETORA e a CORREPAR CORRETORA que através do seu diretor Marcelo E Lüders representou o Brasil em um painel falando sobre como o produtor brasileiro tem se esforçado em atender a demanda por qualidade mundial.

A Convenção foi uma grande oportunidade de ouvir, discutir, e trocar experiências diretamente com os maiores players do mercado mundial. Foi exposta a situação atual do mercado de gergelim, a presença do Brasil neste mercado e os impactos e mudanças que a COVID-19 trouxe para a cadeia produtiva do gergelim.

Em 2020 o Brasil ganhou relevância tendo exportado cerca de 72 mil toneladas, atraindo a preferência de 28 países consumidores. Preço e condições de mercado incentivaram o consumo do produto brasileiro, e mostrou a capacidade do Brasil em superar desafios logísticos em tempos de pandemia.

É esperado em 2021, a área cultivada seja menor do que o ano de 2020. Como é um mercado novo para todos é recomendável que o produtor plante com contrato. Com uma indústria mais experiente, e produtores rurais consolidando o gergelim como uma cultura alternativa para a safrinha, o Brasil continuará surpreendendo o mercado internacional com sua qualidade e poderá levar o gergelim brasileiro para novos países.

 

 

Notícias
Relacionadas

Entenda por que o arroz com feijão é melhor do que dietas famosas, inclusive para emagrecer

Entenda por que o arroz com feijão é melhor do que dietas famosas, inclusive para emagrecer
23.09.2022

Especialista explica que a dupla, presente nos pratos brasileiros desde a infância, dá saciedade e energias necessárias para as atividades diárias Atualmente, existem...

Ler Mais
É Realmente Importante Fazer a Calagem?

É Realmente Importante Fazer a Calagem?
21.09.2022

Por: Fernanda Chemim, Eng.ª Agrônoma, IBRAFE       O nitrogênio é o maior causador de acidificação dos nossos solos. Depois de um tempo tendo feito...

Ler Mais