A típica mistura brasileira vai muito além da preferência culinária.
Arroz e Feijão formam uma dupla rica em nutrientes que juntos podem suprir a necessidade de proteína, substituindo a carne.
Ao consumir arroz com Feijão a fonte de proteína fica completa. Por isso, pode-se dizer que essa mistura equivale a uma porção de carne. Isso acontece graças aos aminoácidos que são os constituintes da proteína, presentes tanto no arroz como no Feijão, sendo que no arroz há a metionina e no Feijão a lisina, que juntas formam uma proteína de boa qualidade, semelhante à carne.
“Feijão com arroz equivale a uma porção de carne”
A nutricionista Hellen Suleman Miranda Honda, instrutora dos cursos de gastronomia do Senac PR, explica que a combinação preferida dos brasileiros é fonte de vitaminas, proteínas e minerais importantes para a estruturação das células, fornecendo energia e auxiliando na construção dos músculos.
“No geral os dois fornecem nutrientes superimportantes para o funcionamento do organismo como um todo. Também vale destacar que eles possuem pouco teor de sódio e gordura. Então são realmente fundamentais para a alimentação”, destacou.
No arroz encontramos alguns aminoácidos essenciais que são a metionina e cisteína, além de micronutrientes como fosfato, ferro, cálcio, vitamina B1 e B2. arroz branco, parabolizado e integral oferecem os mesmos nutrientes, sendo que o integral possui um maior teor de fibra.
O Feijão também fornece carboidrato – energia e a construção de várias proteínas para o corpo, que são fundamentais para a produção de anticorpos e ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Como nutrientes nós temos vitamina B1, B2, B3, B9, os minerais como potássio, ferro, cálcio, cobre, zinco.
O arroz e o Feijão promovem juntos uma sensação de saciedade, regulando o apetite, auxiliando no processo de emagrecimento e fortalecendo do sistema imunológico. Para não cometer exageros, a proporção ideal é de três porções de arroz para uma de Feijão.
O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e Feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.
Apesar de ser uma combinação quase perfeita, a dupla preferida dos brasileiros pode ser substituída ocasionalmente para variar o cardápio.
“Para substituir o arroz é necessário algum cereal de equivalência nutricional – batata-doce e quinoa são alguns exemplos possíveis. Já o Feijão pode ser substituído por outras Pulses, como Ervilha, Lentilha, Grão-de-bico. O importante é variar o cardápio para ter acesso às proteínas de fonte vegetal, além de outros nutrientes. Há uma variedade muito grande de pulses como opções de cardápio”, reiterou a nutricionista.
O aumento no custo de produção do Feijão tem colocado produtores em uma situação complicada. Muitos têm absorvido boa parte do reajuste...
Ler MaisO Decreto n° 6268/2007, que regulamenta a lei de classificação Lei n° 9.972/2000 e dispõe sobre a inspeção vegetal, está em consulta...
Ler Mais