+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Benefícios do Feijão vão além dos nutrientes
23.12.2020

O Feijão é uma causa social. Componente essencial na mesa dos brasileiros, ele está presente em diversas receitas, em todas as classes sociais e é fonte segura de proteína e nutrientes que garantem qualidade à alimentação.

Quando pensamos no futuro da alimentação não podemos descartar qualidades importantes como nutrição e sustentabilidade. A esses, ainda devemos acrescentar baixo custo, indispensável para um país continental e populoso como o Brasil. O Feijão se enquadra em todos esses quesitos e é sem dúvida um alimento extremamente nutritivo, que contribui para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida.

A chegada das festas de fim de ano torna mais evidente a desigualdade social. Com um ano atípico como 2020, a distância entre os que têm muito e aqueles que não têm quase nada ficou ainda maior. O Feijão, como um dos mais ricos alimentos que integram a dieta do brasileiro, presente na cesta básica, fez seu papel como fonte de fibras, ferro e proteínas vegetais.

Além do valor nutricional, o Feijão também ajuda a cuidar do planeta. Magnífico fixador de nitrogênio no solo, seu plantio possui a menor conversão de água por quilo de proteína, requer menos fertilizantes do que outras culturas e tem impacto positivo na qualidade do solo,  deixando menor vestígio de carbono no ambiente e produzindo grandes quantidades de aminoácidos que melhoram a qualidade do solo.

Como geração de renda, o Feijão é a principal fonte de muitas famílias. Pequenos produtores, com propriedades de até 5 hectares, produzem mais de 50 % do Feijão em nosso país. Além disso, a cadeia produtiva mobiliza milhares de pessoas que trabalham desde o plantio até a venda final para o consumidor.

Um alimento completo, que ajuda o planeta e gera renda para milhares de famílias – o Feijão realmente é uma causa social.

Notícias
Relacionadas

Novas áreas irrigadas podem aumentar produção agrícola em 10 vezes

Novas áreas irrigadas podem aumentar produção agrícola em 10 vezes
20.01.2021

Aumentar as áreas de irrigação no Brasil tem se mostrado como solução para a verticalização na produção de alimentos. Utilizar tecnologia e...

Ler Mais
De onde vem o que eu como: com gosto de sábado, feijoada ajuda a movimentar mais de R$ 40 bilhões no campo

De onde vem o que eu como: com gosto de sábado, feijoada ajuda a movimentar mais de R$ 40 bilhões no campo
19.01.2021

Na cidade, a combinação de carne de porco com feijão preto é clássica: veja dicas para ficar ainda melhor. No campo, aumento...

Ler Mais