+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Benefícios do Feijão vão além dos nutrientes
23.12.2020

O Feijão é uma causa social. Componente essencial na mesa dos brasileiros, ele está presente em diversas receitas, em todas as classes sociais e é fonte segura de proteína e nutrientes que garantem qualidade à alimentação.

Quando pensamos no futuro da alimentação não podemos descartar qualidades importantes como nutrição e sustentabilidade. A esses, ainda devemos acrescentar baixo custo, indispensável para um país continental e populoso como o Brasil. O Feijão se enquadra em todos esses quesitos e é sem dúvida um alimento extremamente nutritivo, que contribui para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida.

A chegada das festas de fim de ano torna mais evidente a desigualdade social. Com um ano atípico como 2020, a distância entre os que têm muito e aqueles que não têm quase nada ficou ainda maior. O Feijão, como um dos mais ricos alimentos que integram a dieta do brasileiro, presente na cesta básica, fez seu papel como fonte de fibras, ferro e proteínas vegetais.

Além do valor nutricional, o Feijão também ajuda a cuidar do planeta. Magnífico fixador de nitrogênio no solo, seu plantio possui a menor conversão de água por quilo de proteína, requer menos fertilizantes do que outras culturas e tem impacto positivo na qualidade do solo,  deixando menor vestígio de carbono no ambiente e produzindo grandes quantidades de aminoácidos que melhoram a qualidade do solo.

Como geração de renda, o Feijão é a principal fonte de muitas famílias. Pequenos produtores, com propriedades de até 5 hectares, produzem mais de 50 % do Feijão em nosso país. Além disso, a cadeia produtiva mobiliza milhares de pessoas que trabalham desde o plantio até a venda final para o consumidor.

Um alimento completo, que ajuda o planeta e gera renda para milhares de famílias – o Feijão realmente é uma causa social.

Notícias
Relacionadas

Entenda por que o arroz com feijão é melhor do que dietas famosas, inclusive para emagrecer

Entenda por que o arroz com feijão é melhor do que dietas famosas, inclusive para emagrecer
23.09.2022

Especialista explica que a dupla, presente nos pratos brasileiros desde a infância, dá saciedade e energias necessárias para as atividades diárias Atualmente, existem...

Ler Mais
É Realmente Importante Fazer a Calagem?

É Realmente Importante Fazer a Calagem?
21.09.2022

Por: Fernanda Chemim, Eng.ª Agrônoma, IBRAFE       O nitrogênio é o maior causador de acidificação dos nossos solos. Depois de um tempo tendo feito...

Ler Mais