+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

BRF lança seu primeiro produto plant based carbono neutro
04.11.2021

Por José Florentino, Valor — São Paulo

Anuncio foi realizado pela empresa em Glasgow, durante a COP26.

A BRF anunciou hoje durante a COP26, em Glasgow (Escócia), o lançamento de seu primeiro produto plant based carbono neutro. O Veg Frango 100% Vegetal — feito de ervilha, feijão carioca e soja — faz parte da linha Sadia Veg&Tal.

O diretor de Inovação da companhia, Sérgio Pinto, afirma que a linha foi pensada, desde o início, como carbono neutro. Assim, são consideradas emissões desde o cultivo dos grãos até o descarte da embalagem, que é reciclável.

O cálculo da pegada de carbono foi realizado pela empresa Enciclo e auditado pela certificadora SGS. A compensação do carbono emitido se dá por meio de compras de créditos de carbono gerados em projetos de conservação florestal nos Estados do Amazonas e do Acre pela Agrocortex.
Consumo em alta

O consumo global de proteínas em ascensão, acompanhando o crescimento da população, e o crescimento do “flexitarianismo” — pessoas que desejam reduzir o consumo de carne e adotar dietas mais variadas — sustenta a aposta da companhia no plant based. O vice-presidente de Novos Negócios, Marcel Sacco, diz que, para a BRF continuar a ser uma das maiores empresas do segmento, é preciso atender aos novos perfis de consumo.
“A proteína animal, como é produzida hoje, não será suficiente para atender a demanda”, afirma Sacco, lembrando que a BRF também aposta na produção de carne cultivada, como demonstrado pela parceria com a Aleph Farms, fechada em março.

O produto será vendido em todo o Brasil até o fim de novembro, em três versões: cubo, tiras e desfiados. Além de usar feijão carioca na composição, outro diferencial do produto, segundo a marca, é o uso de uma técnica inovadora que produz fibras proteicas longas, o que faz parecer proteína animal.
Os executivos da empresa de proteínas destacam também a criação do “Selo Carbono Neutro”, para dar escalabilidade para produtos NetZero. Ambos os projetos conversam com a meta da BRF de zerar as emissões em sua cadeia produtiva até 2040.
Compromissos globais

Em Glasgow, a vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Grazielle Parenti, afirma que o anúncio na COP26 coloca a companhia na “vanguarda”. Lideranças globais assumiram novas metas de descarbonização durante a confederação. Pressionado, o governo brasileiro se comprometeu a reduzir pela metade as emissões de metano até 2030. “As ações para a descarbonização exigirão a mobilização de todos em uma extensa caminhada em prol do planeta”, afirma ela.

A BRF não detalha o investimento realizado na linha de carbono neutro, mas Sacco explica que os recursos aplicados fazem parte dos US$ 55 bilhões anunciados no planejamento ’’Visão 2030”.

Fonte: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/11/04/brf-lana-seu-primeiro-produto-plant-based-carbono-neutro.ghtml

Notícias
Relacionadas

Estudo da UFMG aponta que ‘arroz com feijão’ e azeite extravirgem reduzem inflamações em obesos

Estudo da UFMG aponta que ‘arroz com feijão’ e azeite extravirgem reduzem inflamações em obesos
07.12.2021

Pacientes com obesidade grave tiveram parâmetros inflamatórios reduzidos após 12 semanas de consumo de azeite extravirgem associado à dieta com padrão brasileiro...

Ler Mais
Estudo inédito avaliou feijão em Mato Grosso

Estudo inédito avaliou feijão em Mato Grosso
01.12.2021

Estado é é o quarto maior produtor brasileiro e cultiva carioca, caupi e preto. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria...

Ler Mais