+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Um curso para capacitar profissionais como Classificadores de Feijão?
20.07.2022

Um curso para capacitar profissionais como Classificadores de Feijão?

Curso de capacitação para profissionais do FeijãoProfissionais interessados em se capacitar como classificadores de Feijão terão a oportunidade de fazer o curso em setembro, em Curitiba (PR).

De acordo com a Lei 9.972/00 e o Decreto 6.268/07 é obrigatória a classificação do produto, conforme o padrão oficial, que vai ser comercializado diretamente ao consumidor final, essa classificação tem que constar no rótulo na embalagem, com o resultado da classificação e a indicação do lote.

O que é necessário?

Para atuar na área é necessário o registo no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A qualificação é um dos pré-requisitos especificados. Podem se inscrever:

  • Engenheiros Agrônomos
  • Engenheiros Agrícolas
  • Engenheiros de Alimentos

É necessário apresentação do CREA ou outro Conselho Federal Profissional.

A formação é aberta também a:

  • Técnicos Agrícola
  • Técnicos em Agricultura
  • Técnicos em Agropecuária
  • Técnicos em Alimentos
  • Técnicos em Agroindústria

É necessário apresentar o CFTA ou outro Conselho Federal Profissional (que também poderão atuar como classificadores)

O curso será administrado pela engenheira agrônoma, credenciada pelo MAPA, Ivonete Teixeira Rasera. Ela explica que, entre as vantagens do curso, está o atendimento à legislação, além da garantia de qualidade e segurança alimentar ao produto que vai direto ao consumidor final. Para os empacotadores, será possível a otimização do processo fazendo a classificação dos lotes que vão para o mercado consumidor através do fluxo operacional.

“Para o processo de classificação é necessário um lote com um volume conhecido do qual é retirada uma amostra representativa, de acordo com os critérios de amostragem estabelecido no padrão oficial de classificação. O classificador vai determinar as características de identidade e qualidade da amostra e dar o resultado, emitir o laudo e certificado de classificação referente ao lote amostrado e que vai ser comercializado”, destacou Ivonete.

Conteúdo

O curso contempla a disciplina de Conhecimentos Gerais, com 24 horas/aula, com a abordagem da legislação da classificação vegetal, que pode ser feita pelo ENAGRO/MAPA ou presencial – entre os dias 19 e 21 de setembro. A disciplina de classificação de Feijão será feita de forma presencial – entre 22 e 27 de setembro – com 40 horas/ aula, com várias amostras de Feijões dentro das determinações especificadas pelo padrão oficial de classificação estabelecido pelo MAPA. Ao final do curso, o participante precisará participar testes para atender a IN MAPA 46/09 sobre a normativa do curso, que é homologado e supervisionado pelo MAPA.

Inscrições

Inscrições e informações podem ser realizadas diretamente com a responsável por ministrar o curso, Ivonete Teixeira Rasera, pelo Whats app (41)99925-9214 ou pelo e-mail clavegetal@gmail.com

Notícias
Relacionadas

Produtores e empacotadores perderam com Feijão no 1° semestre de 2021

Produtores e empacotadores perderam com Feijão no 1° semestre de 2021
12.08.2022

O aumento no custo de produção do Feijão tem colocado produtores em uma situação complicada. Muitos têm absorvido boa parte do reajuste...

Ler Mais
Obrigatoriedade da Rastreabilidade para os Produtos Vegetais que Possuem Padrão de Classificação

Obrigatoriedade da Rastreabilidade para os Produtos Vegetais que Possuem Padrão de Classificação
10.08.2022

O Decreto n° 6268/2007, que regulamenta a lei de classificação Lei n° 9.972/2000 e dispõe sobre a inspeção vegetal, está em consulta...

Ler Mais