Profissionais interessados em se capacitar como classificadores de Feijão terão a oportunidade de fazer o curso em setembro, em Curitiba (PR).
De acordo com a Lei 9.972/00 e o Decreto 6.268/07 é obrigatória a classificação do produto, conforme o padrão oficial, que vai ser comercializado diretamente ao consumidor final, essa classificação tem que constar no rótulo na embalagem, com o resultado da classificação e a indicação do lote.
Para atuar na área é necessário o registo no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A qualificação é um dos pré-requisitos especificados. Podem se inscrever:
É necessário apresentação do CREA ou outro Conselho Federal Profissional.
A formação é aberta também a:
É necessário apresentar o CFTA ou outro Conselho Federal Profissional (que também poderão atuar como classificadores)
O curso será administrado pela engenheira agrônoma, credenciada pelo MAPA, Ivonete Teixeira Rasera. Ela explica que, entre as vantagens do curso, está o atendimento à legislação, além da garantia de qualidade e segurança alimentar ao produto que vai direto ao consumidor final. Para os empacotadores, será possível a otimização do processo fazendo a classificação dos lotes que vão para o mercado consumidor através do fluxo operacional.
“Para o processo de classificação é necessário um lote com um volume conhecido do qual é retirada uma amostra representativa, de acordo com os critérios de amostragem estabelecido no padrão oficial de classificação. O classificador vai determinar as características de identidade e qualidade da amostra e dar o resultado, emitir o laudo e certificado de classificação referente ao lote amostrado e que vai ser comercializado”, destacou Ivonete.
O curso contempla a disciplina de Conhecimentos Gerais, com 24 horas/aula, com a abordagem da legislação da classificação vegetal, que pode ser feita pelo ENAGRO/MAPA ou presencial – entre os dias 19 e 21 de setembro. A disciplina de classificação de Feijão será feita de forma presencial – entre 22 e 27 de setembro – com 40 horas/ aula, com várias amostras de Feijões dentro das determinações especificadas pelo padrão oficial de classificação estabelecido pelo MAPA. Ao final do curso, o participante precisará participar testes para atender a IN MAPA 46/09 sobre a normativa do curso, que é homologado e supervisionado pelo MAPA.
Inscrições e informações podem ser realizadas diretamente com a responsável por ministrar o curso, Ivonete Teixeira Rasera, pelo Whats app (41)99925-9214 ou pelo e-mail clavegetal@gmail.com
O aumento no custo de produção do Feijão tem colocado produtores em uma situação complicada. Muitos têm absorvido boa parte do reajuste...
Ler MaisO Decreto n° 6268/2007, que regulamenta a lei de classificação Lei n° 9.972/2000 e dispõe sobre a inspeção vegetal, está em consulta...
Ler Mais