Chuvas em bons volumes têm garantido o bom desenvolvimento da safrinha de milho em Pato Branco, no Paraná, de acordo com o presidente do Sindicato Rural do Município, Oradi Caldato. O feijão carioca, que está começando a ser colhido, também deve ter boas médias de produtividade.
Ele explica que, atualmente, a maior parte das áreas de milho já estão com espigas firmes, bem desenvolvidas, e que o único contratempo ao longo desta safra foram os ataques da cigarrinha do milho. “Mas os produtores já estavam preparados para isso, já com os produtos necessários comprados, e tiveram que afzer entre quatro a cinco aplicações para conseguir controlar a praga”, disse. Desta maneira, Caldato afirma que, em relação aos ataques do inseto, se houve alguma perda, foi algo pontual.
Com este bom desenvolvimento, a expectativa de média de produtividade do milho é de cerca de 150 sacas por hectare, considerando as lavouras onde se usa menos tecnologia, que devem colher em torno de 130 sacas/ha, e aquelas com maior investimento, com previsão de render em torno de 180 sacas/ha.
O feijão carioca também deve render bem, por volta de 100 sacas por hectare, como explicou Caldato. O que foi plantado ainda em janeiro já começou a ser colhido, e a qualidade destas lavouras é que dá a ideia desta média de produtividade.
As leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico) são muito bem-vindas em uma alimentação saudável, especialmente para quem busca emagrecer. Esses alimentos estão entre as...
Ler MaisAlimento básico da população brasileira, o Paraná tem neste ano cerca de 300 mil hectares cultivados com feijão segunda safra. O IDR-Paraná (Instituto...
Ler Mais