+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Desmistificação da irrigação será debatida no 8º Fórum do Feijão
29.03.2022

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial da Água (22). Bem fundamental – sem água não há vida – esse recurso é precioso para diversas culturas, sendo essencial para prover a alimentação. No caso do Feijão, uma cultura altamente exigente em água, a produtividade está diretamente relacionada ao volume de irrigação, seja pela chuva ou forçada.

A irrigação será um dos temas abordados no 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, realizado pelo IBRAFE, em Cuiabá, entre os dias 11 e 14 de abril. Devido a tamanha importância do assunto, será realizado um painel, no dia 13 com o tema “Irrigação e o Agro – oportunidades e desafios”.

“Atualmente, irrigamos em torno de 7 milhões de hectares, com potencial para chegar a 55 milhões”, afirma a engenheira agrônoma, especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Priscila Silvério Sleutjes. Ela afirma que existem muitos entraves de ordem burocrática que impedem essa expansão. “Licenciamento ambiental, falta de energia, atraso nos processos de outorgas (direito pelo uso da água), tudo isso dificulta essa expansão da irrigação nas diferentes regiões do Brasil”.

Segundo a especialista, o compartilhamento de informações de qualidade é fundamental para os debates sobre o assunto. “A falta de conhecimento e a acessibilidade às redes sociais, faz com que muita informação seja colocada de forma equivocada ou parcial levando a sociedade acreditar em ‘meias verdades’ ou ainda em ‘fake news’. Isso dificulta muito o entendimento da importância não só da irrigação, como do agronegócio de uma maneira geral para a economia do nosso país”, acrescentou.

Expectativa para o 8º Fórum

“O Fórum tem o importante papel de propiciar um ambiente de troca de experiências, apresentação de novas tecnologias, inovação, informações de gestão e legislação, networking e possibilidades de novos negócios. Que esse ambiente de troca possa trazer maior sustentabilidade para o processo produtivo dos Feijões e Pulses, sempre alinhados a melhora na produtividade e qualidade final dos produtos”, declarou Priscila.

A expectativa para o debate é grande. A difusão de informação de qualidade aos participantes, e especialmente através do painel de Irrigação, deve desmistificar alguns pontos sobre uso da água na agricultura. Especialistas na área discutirão a importância da irrigação e o que é preciso para geri-la melhor, buscando a sustentabilidade no sistema de produção.

Inscrições

As inscrições para o Fórum podem ser feitas pelo site https://app.virtualieventos.com.br/forumdofeijao/inscricao . Neste endereço, o participante também acompanha todas as atualizações sobre a programação do evento.

O 8º Fórum do Feijão e Pulses é um evento híbrido. Presencial ou on-line você vai acompanhar toda a programação do maior evento de Feijões e Pulses do Brasil.

Notícias
Relacionadas

Produtores e empacotadores perderam com Feijão no 1° semestre de 2021

Produtores e empacotadores perderam com Feijão no 1° semestre de 2021
12.08.2022

O aumento no custo de produção do Feijão tem colocado produtores em uma situação complicada. Muitos têm absorvido boa parte do reajuste...

Ler Mais
Obrigatoriedade da Rastreabilidade para os Produtos Vegetais que Possuem Padrão de Classificação

Obrigatoriedade da Rastreabilidade para os Produtos Vegetais que Possuem Padrão de Classificação
10.08.2022

O Decreto n° 6268/2007, que regulamenta a lei de classificação Lei n° 9.972/2000 e dispõe sobre a inspeção vegetal, está em consulta...

Ler Mais