+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas
04.05.2021

A chegada de uma frente fria vindo do Uruguai vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (4). As imagens de satélite mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram o avanço sistema, com condição de chuvas expressivas no centro-sul gaúcho.

 

Fonte: Inmet

 

De acordo com a Climatempo, nas próximas 48 horas, as condições gerais da circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vão dificultar muito a expansão das áreas de instabilidade desta frente fria sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina”. Ou seja: nesta terça (4), e também na quarta-feira, dia 5, pouca chuva está sendo esperada para esses dois estados associadas com deslocamento desta frente fria”, complementa a consultoria.

Já no caso do Rio Grande do Sul, a circulação dos ventos e alta atmosfera vai favorecer a formação de nuvens carregadas no estado. “É alto risco de fortes pancadas de chuva, com raios e intensas rajadas de vento que podem alcançar até 80 km/h. Há risco de queda de granizo”, acrescenta a Climatempo.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no centro-sul do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema avance de forma rápida para as demais áreas do estado, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas demais áreas do estado até quinta-feira, dia 6.

O modelo indica ainda que o sistema vai avançar para áreas de Santa Catarina e Paraná, porém de forma irregular e com volumes baixos. Nas demais áreas do país, a previsão continua sendo de tempo seco, condição característica da estação.

Depois da entrada da frente fria no Sul do Brasil, uma nova massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas em toda a área. Segundo a Climatempo, o declínio começará a ser sentido no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina já na quarta-feira (5).

Porém é a partir de quinta-feira, 6 de maio, que a temperatura deve ter uma queda muito acentuada nos três estados do sul do Brasil. Há previsão de geada na, sexta-feira 7 de maio para a Campanha gaúcha e para áreas do Planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, acrescenta.

O modelo de tendência de temperatura do ar do Inmet também prevê a entrada da massa de ar frio nos próximos dias. De acordo com o Cosmo, as temperaturas podem cair entre 8 e 10 graus no Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance para as demais áreas do país, derrubando as temperaturas também em pontos do Sudeste e no Centro-Oeste.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/286959-frente-fria-avanca-e-deixa-rio-grande-do-sul-em-estado-de-alerta-para-chuvas-intensas.html#.YJGh6LVKjIV

Notícias
Relacionadas

Software que detecta pragas chegará ao feijão

Software que detecta pragas chegará ao feijão
05.05.2021

Ferramenta permite reduzir aplicações de defensivos e ter produtividade Dois programas têm ajudado produtores paranaenses a reduzir o uso de inseticidas e fungicidas...

Ler Mais
15 anos de lutas pelo Feijão

15 anos de lutas pelo Feijão
04.05.2021

O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) está completando 15 anos em 2021. Em um período marcado por dificuldades e incertezas...

Ler Mais