+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

IBRAFE e Embrapa debatem sobre Ervilha, Lentilha e Grão-de-bico
11.02.2021

O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) e a Embrapa realizaram nesta quarta-feira (10) uma live em comemoração ao Dia Mundial das Pulses. O presidente do IBRAFE, Marcelo Lüders, e o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, participaram de um bate-papo mediado pelo chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Henrique Carvalho. O assunto do debate foi o panorama de mercado e de pesquisas sobre Ervilha, Lentilha e Grão-de-bico.

O objetivo do evento foi fortalecer as informações sobre essas culturas ainda pouco difundidas no Brasil. “A ideia da Embrapa é fornecer informações e genética ao agro brasileiro, proporcionando maior diversificação de cultivo para os produtores. Além disso, queremos reduzir a dependência externa desses grãos de outros países e, em um momento futuro, gerar excedentes para exportação. Temos um potencial muito grande, tanto internamente, quanto no mercado externo”, declarou Warley Nascimento.

O presidente do IBRAFE elogiou o trabalho realizado pela Embrapa e falou sobre o panorama futuro.  “O trabalho que a Embrapa vem fazendo é heroico. Sabemos do desafio até colocar um cultivar no mercado. Observamos com muito apreço o que vem acontecendo na área de pesquisa”, afirmou.

Dezenas de pessoas de várias partes do país acompanharam a live e fizeram perguntas para os debatedores. Entre as dúvidas estavam as oportunidades oferecidas pela indústria plant-based, os mercados internos e externos, os custos de plantio e a adaptação dos cultivares aos diferentes climas brasileiros.

Pulses

Proclamado em 2016 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia Mundial das Pulses (10 de fevereiro) busca reconhecer a importância dessas leguminosas de extrema relevância nutricional para a segurança alimentar no mundo.

Pulses são reconhecidas no Brasil como leguminosas de grãos secos, que incluem as diversas espécies de Feijão, Lentilha, Ervilha, Grão-de-bico, entre outros. As Pulses são ricas em proteínas e se tornam fontes alimentares ideais em culturas onde a proteína animal é inacessível ou não recomendada. Possuem poucas calorias, são ricas em fibras, que auxiliam na redução do colesterol e no controle dos índices glicêmicos.

As Pulses são importantes fixadores de nitrogênio no solo, o que aumenta de maneira natural sua fertilidade. Portanto, é uma excelente forma de mitigar mudanças climáticas e diminuir os custos das próximas produções. Usualmente elas são produzidas nas entressafras de outras grandes culturas.

A gravação do vídeo sobre o Dia Mundial das Pulses está disponível no canal da Embrapa no Youtube https://www.youtube.com/Embrapa

Notícias
Relacionadas

Segunda safra de Feijão – Mato Grosso perde 45000 ha

Segunda safra de Feijão – Mato Grosso perde 45000 ha
26.02.2021

No Mato Grosso o ritmo lento no plantio do feijão é reflexo da falta de chuvas durante o inicio da primeira safra...

Ler Mais
Índia não quer transgênicos do Brasil

Índia não quer transgênicos do Brasil
26.02.2021

Exportação deve ter certificado atestando que os produtos não têm OGM A partir de 1º de março passam a valer as novas regras...

Ler Mais