+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

O arroz e feijão do dia a dia podem ganhar versões além do que você imagina
07.07.2021

A dupla mais famosa do prato brasileiro tem inúmeras possibilidades de combinações e variedades, além de serem nutritivos; confira dicas dos especialistas da Camil

O arroz branco do tipo agulhinha e os feijões carioca e preto são as combinações mais conhecidas das refeições dos brasileiros. Muitos já consomem também o arroz integral, visando incluir ainda mais nutrientes no dia a dia. Mas você já parou para pensar nas inúmeras variações que podem ser incluídas na rotina e dar novas leituras para o cardápio diário?

Existem diversos tipos de arroz, desde o integral até variedades que não são tão conhecidas no nosso dia a dia como os arrozes preto, vermelho, basmati. E o feijão também conta com diversos tipos como o Branco, Jalo, Rosinha entre outros, que são deliciosos para variar a tradicional dupla do prato brasileiro.

Os especialistas da Cozinha Experimental Camil trazem dicas preciosas para incluir mais variedade desses grãos no cardápio semanal, confira abaixo:

Use e abuse de todas as opções de arroz e feijão

Você sabia que além do arroz branco e do feijão preto ou carioca, é possível fazer diversas combinações com outros tipos destes mesmos grãos? O arroz integral e o feijão branco já são bem familiares a muitas pessoas, mas é possível diversificar ainda mais. Para o arroz, temos o nutritivo arroz parboilizado; o arroz vermelho que tem um leve sabor de castanhas e ainda é integral; o arroz preto, que com sua cor marcante e sabor suave fica delicioso com frutos do mar; entre muitos outros. Para ter uma experiência gastronômica e preparar os deliciosos risotos italianos de restaurantes para sua casa, é possível utilizar o Arroz Carnarolio que tem grãos delicados e largos, perfeito para risotos super cremosos. Já o arroz típico da culinária indiana, o basmati, por ter um aroma agradável, um sabor levemente doce, combina perfeitamente com preparações condimentadas como os pratos à base de curry tradicionais na alimentação indiana.

Para não aproveitar apenas as melhores opções do arroz, o feijão também oferece variações incríveis para serem harmonizados em diversos pratos, dentre eles estão: o feijão fradinho, muito conhecido também como feijão-de-corda; feijão-maçácar e feijão-caupi, que não forma caldo e é utilizado em diversos pratos brasileiros sendo a base do tradicional acarajé e também muito usado em saladas; o feijão jalo, que com um formato mais alongado e cor amarelada forma um caldo encorpado e avermelhado com um sabor marcante; e o feijão rajado, opção muito semelhante ao carioca, porém com grãos mais graúdos e com cor levemente rosada.

Um bom tempero faz toda diferença

Para você que quer mudar um pouco seu arroz e feijão do dia a dia, saiba que com pequenas mudanças no tempero é possível inovar nos pratos, e assim sair de forma fácil da rotina. Uma boa opção para isso é preparar cada grão com condimentos diferentes, como por exemplo, temperar o arroz com cebola e o feijão com alho. Mas é possível ir além: podemos incluir o uso de ervas como tomilho e louro no arroz, elas irão adicionar um aroma delicioso sem tirar a característica do arroz de ser neutro no prato e poder combinar com todo tipo de carnes e legumes/verduras. Outro exemplo é colocar no arroz orégano e tomate picado, ingredientes que sempre temos em casa e que já vão reinventar o seu arroz branco.

Para variar o feijão, é possível adicionar bacon picado no tempero ou colocar linguiça paio para dar um sabor que lembrará a deliciosa feijoada, no caso do feijão preto, e nos outros feijões trará um sabor defumado que fica delicioso. No feijão também pode ser usado o cominho, que muitas pessoas gostam de adicionar por seu aroma e sabor marcante, que tal experimentar para ver o que acha deste toque especial?

Praticidade também conta muito

Para ajudar nas preparações do dia a dia e manter a alimentação que gostamos, praticidade é a palavra para aqueles que não querem perder tempo na cozinha. Uma dica tradicional, mas extremamente relevante é sobre a importância do molho e remolho do feijão, pois além de auxiliar na agilidade do cozimento, ainda vai ajudar a absorção de nutrientes pelo organismo posteriormente.

No preparo dos arrozes integrais (preto, vermelho, cateto, 7 grãos e integral), uma dica é cozinhá-lo na panela de pressão pois otimiza bastante o tempo de preparo.

Caso não dê tempo, não tem problema! A Camil possui uma linha de grãos prontos completa com feijão carioca, preto, branco e fradinho para consumo imediato. E também a linha Minuto Caseiro Camil, com três versões de arroz (branco, integral e 7 grãos) que ficam prontos em até 1 minuto.

Para aproveitar todos estes produtos e seus benefícios, confira algumas receitas elaboradas pela Cozinha Experimental da Camil:

FAROFA DE FEIJÃO-FRADINHO E CARNE-SECA

INGREDIENTES

· 1/2 xícara (chá) de Feijão Fradinho CAMIL

· 3 xícaras (chá) de água

· 1/2 xícara (chá) de bacon picado

· 3 colheres (sopa) de manteiga

· 1 unidade de cebola pequena picada

· 2 unidades de Alho picados

· 1 xícara (chá) de carne-seca (crua) dessalgada, cozida e desfiada

· 1 xícara (chá) de Farinha de Milho em flocos

· 2 unidades de ovo cozido e picado

· 1/2 colher (chá) de sal

· 2 colheres (chá) de cheiro-verde picado

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela de pressão adicione o Feijão Fradinho CAMIL e a água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos contados a partir do início da pressão.

2. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão, antes de abrir a panela. Escorra os grãos e reserve.

3. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon até dourar.

4. Acrescente a manteiga e refogue a cebola e o alho até murchar.

5. Adicione a carne seca, o Feijão Fradinho CAMIL e refogue por mais alguns minutos.

6. Adicione a farinha de milho, junte os ovos e tempere com o sal.

7. Desligue o fogo e misture o cheiro-verde picado. Sirva em seguida.

FEIJÃO ROSINHA COM LINGUIÇA

INGREDIENTES

· 1 xícara (chá) de Feijão Rosinha CAMIL

· 5 xícaras (chá) de água

· 1 colher (sopa) de azeite de oliva

· 100 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas finas

· 3 unidades de dentes de alho picados

· 1 unidade de cebola pequena picada

· sal a gosto

· 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela de pressão, coloque o Feijão Rosinha CAMIL e a água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos contados a partir do início da pressão.

2. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão antes de abrir a panela.

3. Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e frite a linguiça até dourar levemente. Adicione o alho e a cebola e refogue por 2 minutos.

4. Acrescente o Feijão Rosinha CAMIL cozido, o sal e o cheiro-verde e cozinhe, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos ou até o caldo engrossar levemente. Sirva a seguir.

Dica:

Sirva acompanhado de Arroz Branco CAMIL

RISOTO CAPRESE

INGREDIENTES

· 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

· 1 unidade de cebola pequena picada

· 1 xícara (chá) de Arroz Culinária Italiana CAMIL Gourmet

· 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

· 2 e 1/2 xícaras (chá) de Caldo de legumes fervente

· 2 colheres (sopa) de manteiga gelada

· 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

· 100 gramas de muçarela de búfala pequena cortada em rodelas

· 10 unidades de tomate-cereja cortados ao meio

· 1 colher (sopa) de Manjericão Fresco rasgada grosseiramente

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio, coloque a cebola e doure levemente.

2. Acrescente o Arroz Culinária Italiana CAMIL, junte o vinho e cozinhe, mexendo de vez em quando, até evaporar o álcool.

3. Adicione o caldo de legumes fervente, aos poucos, mexendo depois de cada adição. Espere até que o caldo seja completamente absorvido antes de adicionar mais caldo.

4. Quando o arroz já estiver ”al dente”, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o queijo muçarela, os tomates e o manjericão. Misture e sirva em seguida.

Dica

Faça um caldo de legumes caseiro utilizando cenoura, salsão e cebola.

ARROZ VERMELHO COM GENGIBRE

INGREDIENTES

· 1 colher (sopa) de azeite de oliva

· 2 colheres (sopa) de Gengibre Fresco picado finamente

· 1 unidade de cebola média sem casca picada

· 1/2 embalagem de Arroz Vermelho CAMIL Gourmet

· 1 litro de água fervente

· 1 unidade de sal a gosto

MODO DE PREPARO

1. Aqueça o azeite com o gengibre fresco até começar a fritar. Junte a cebola e refogue até murchar.

2. Acrescente o Arroz Vermelho CAMIL Premium e refogue demoradamente.

3. Junte a água fervente e o sal. Quando a água retomar a fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 35 minutos.

4. Destampe e cozinhe por mais 10 minutos ou até a água secar. Desligue o fogo e mantenha o arroz por 5 minutos em panela tampada para finalização do cozimento.

Dica

Para cortar o gengibre: descasque, fatie e só depois corte em tiras.

ARROZ SELVAGEM COM MOLHO DE SOJA E SALMÃO

INGREDIENTES

Salmão

· 2 colheres (chá) de Wasabi (Raiz Forte)

· 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

· 1 colher (chá) de sal fino

· 300 Gramas de Salmão cortado em cubos de cerca de 2,0 cm

Arroz

· 2 e 1/2 xícaras (chá) de água

· 1 embalagem de Arroz Selvagem CAMIL Gourmet

· 1 unidade de sal a gosto

· 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

· 1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja)

· 1 xícara (chá) de Ervilha Congelada ou fresca cozida

MODO DE PREPARO

Salmão

1. Misture o wasabi com o azeite e o sal. Envolva os pedaços de salmão nesta mistura. Reserve na geladeira.

Arroz

1. Leve a água ao fogo alto em panela tampada até ferver.

2. Lave o Arroz Selvagem CAMIL Premium.

3. Junte o Arroz Selvagem CAMIL Premium e o sal à água fervente. Misture. Quando retomar a fervura, tampe novamente a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 45 minutos.

4. Desligue o fogo e deixe repousando por 5 minutos. Escorra (se necessário).

5. Tempere o Arroz Selvagem CAMIL Premium com a cebolinha, o molho de soja e a ervilha. Reserve em local aquecido.

Montagem

1. Em uma frigideira antiaderente frite em fogo alto, os pedaços de salmão aos poucos, de maneira que fiquem dourados por fora e úmidos por dentro.

2. Sirva o Arroz em uma travessa e distribua pela superfície os pedaços de salmão.

Dicas

· Substitua o salmão por atum fresco.

· À medida que for fritando os novos pedaços de salmão, mantenha os já fritos em local aquecido. Não fritamos todo o salmão ao mesmo tempo para que não forme água.

ARROZ BASMATI COM ABOBRINHA

INGREDIENTES

· 1/2 embalagem de Arroz Basmati CAMIL Gourmet

· 1 unidade pequena de pimentão vermelho

· 5 colheres (sopa) de azeite de oliva

· 1 Pitada de sal

· 1 unidade de cebola pequena sem casca picada

· 1 unidade de Alho amassado

· 2 xícaras (chá) de abobrinha italiana ralada ralo grosso com casca

· 1 tablete de Caldo de legumes

· 2 e 1/2 xícaras (chá) de água fervente

· 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

· 1 unidade de pimenta rosa moída ou amassada a gosto

MODO DE PREPARO

1. Deixe o Arroz Basmati CAMIL Premium de molho coberto com água por cerca de 1 hora.

2. Corte o pimentão ao meio, retire as sementes e coloque-o em uma assadeira.

3. Regue com 1 fio de azeite e salpique sal. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até a pele ficar ligeiramente queimada.

4. Retire a assadeira do forno e espere esfriar para retirar a pele do pimentão. Coloque o pimentão no liquidificador com 3 colheres (sopa) de azeite e bata até obter uma pasta. Reserve.

5. Leve uma frigideira ao fogo e esquente o azeite restante com a cebola e o alho. Acrescente a abobrinha e refogue rapidamente. Reserve.

6. Dissolva o tablete de caldo de legumes na água fervente. Junte o Arroz Basmati CAMIL Premium escorrido e misture. Tampe a panela e abaixe o fogo assim que o caldo retomar a fervura. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a água secar.

7. Adicione ao arroz, o refogado de abobrinha, o vinho branco seco e continue o cozimento até secar o líquido.

8. Retire do fogo e acrescente a pasta de pimentão reservada e a pimenta rosa moída. Misture e sirva em seguida. Usar meia colher de chá.

Dicas

Ao ralar a abobrinha, use mais a parte da casca, eliminando o excesso de miolo.

SOBRE A CAMIL ALIMENTOS

Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a multinacional brasileira Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963 como uma cooperativa de produtores de arroz. Com uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, inovação de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, a Camil Alimentos é, hoje, líder em beneficiamento e comercialização de arroz no Brasil, Chile, Uruguai e Peru e exporta para mais de 50 países. Atualmente, a empresa detém marcas líderes de mercado e top of mind em suas categorias: União (açúcar), Camil (arroz) e Coqueiro (sardinha).

Fonte: https://www.segs.com.br/mais/receitas/298305-o-arroz-e-feijao-do-dia-a-dia-podem-ganhar-versoes-alem-do-que-voce-imagina

Notícias
Relacionadas

Brasil exporta maior volume de feijão em cinco safras

Brasil exporta maior volume de feijão em cinco safras
23.07.2021

A Conab estima uma queda de 6,58% na produção da safra 2020/21, em relação à safra anterior De janeiro a junho o Brasil...

Ler Mais
Aposta de desaceleração do preço de alimentos ganha força

Aposta de desaceleração do preço de alimentos ganha força
22.07.2021

Por Arícia Martins e Alessandra Saraiva — De São Paulo e do Rio Serviços e tarifas administradas devem ser fatores mais importantes para...

Ler Mais