As leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico) são muito bem-vindas em uma alimentação saudável, especialmente para quem busca emagrecer. Esses alimentos estão entre as principais fontes de proteína vegetal e oferecem muitas fibras, por isso, ajudam a garantir saciedade.
Seu consumo regular reduz a ingestão de alimentos ao longo do dia e contribui com a perda de peso. Mas, lembre-se, nenhum alimento sozinho faz milagre —ninguém emagrece comendo lentilha com batata frita e milk shake. Para reduzir a gordura corporal, o mais importante é manter o equilíbrio e seguir uma alimentação repleta de produtos naturais: verduras, legumes, frutas, leguminosas, carnes, ovos.
De acordo com especialistas ouvidos por VivaBem, para eliminar o risco dos indesejáveis gases após o consumo de leguminosas, elas devem ficar de molho por 12 horas antes do cozimento. De preferência, troque a água duas vezes nesse período de tempo.
O chamado remolho vai muito além de acabar com os gases, como explicou Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz, na reportagem de VivaBem.
“Ele também ajuda a eliminar alguns componentes antinutricionais (os fitatos, por exemplo), que são substâncias que acabam se ligando a alguns nutrientes, como ferro e cálcio, e impedem que esses elementos sejam absorvidos pelo corpo”, afirma. Portanto, deixar as leguminosas de molho permite que o organismo aproveite melhor as vitaminas e minerais presentes nesses grãos.
Varie as leguminosas no seu cardápio semanal e colha os benefícios desses alimentos. Bom apetite!
Por Fernanda Chemim, Eng. Agrônoma, IBRAFE Na Austrália, onde se produz o Feijão-mungo da melhor qualidade do mundo, os produtores estão interessados na...
Ler MaisIndependentemente da cor, qualidade e produtividade devem cair em função das questões climáticas como chuva e geada. Maior produtor de feijão do Brasil,...
Ler Mais