+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Precisa deixar o feijão de molho antes de cozinhar?
08.04.2022

Descubra qual é o verdadeiro motivo e porque você deve deixar o feijão de molho antes de colocá-lo na panela de pressão. Embora o preparo seja simples, existem segredos para fazer um bom feijão.

Você já deve ter ouvido falar que precisa deixar o feijão de molho em água antes de colocá-lo para cozinhar na pressão. O problema é que muita gente simplesmente ignora essa dica preciosa dada, geralmente por pessoas mais velhas. Entenda hoje o porquê de deixar o feijão de molho e como isso pode interferir no resultado do alimento na mesa.

Por que devo deixar o feijão de molho em água?
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é que o feijão é um grão proveniente da fava. Portanto, ele é uma leguminosa e, como todas elas, têm algumas substâncias que podem estimular a produção de gases.

Mas especificamente, o feijão é rico em um carboidrato conhecido como oligossacarídeo, o qual dificulta a digestão do alimento. É por esse motivo que muitas pessoas sofrem com dores abdominais e excesso de gases após comer o feijão.

O pior de tudo, é que a substância ainda dificulta a absorção de outros nutrientes pelo organismo. Aí é onde mora o real motivo que leva às pessoas deixarem o feijão de molho antes de cozinhar.

Deixar o feijão de molho ajuda a evitar desconfortos
Ao deixar o feijão de molho, você evita os efeitos “antinutricionais”. Isso faz com que algumas substâncias indesejadas sejam eliminadas antes de entrarem em contato com o organismo. Dessa forma, o feijão não vai produzir gases ou gerar desconfortos em quem o como. Mas não é só o feijão que precisa ficar de molho; sempre faça o processo com estes alimentos:

Feijão;
Grão-de-bico;
Lentilha;
Tremoço
Edamame;
Soja;
Amendoim;
Ervilha.
Coloque a porção que será cozida por cerca de 3 horas em uma vasilha com água. Elimine a água e coloque para cozinhar normalmente.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/04/precisa-deixar-o-feijao-de-molho-antes-de-cozinhar/

Notícias
Relacionadas

Produtores e empacotadores perderam com Feijão no 1° semestre de 2021

Produtores e empacotadores perderam com Feijão no 1° semestre de 2021
12.08.2022

O aumento no custo de produção do Feijão tem colocado produtores em uma situação complicada. Muitos têm absorvido boa parte do reajuste...

Ler Mais
Obrigatoriedade da Rastreabilidade para os Produtos Vegetais que Possuem Padrão de Classificação

Obrigatoriedade da Rastreabilidade para os Produtos Vegetais que Possuem Padrão de Classificação
10.08.2022

O Decreto n° 6268/2007, que regulamenta a lei de classificação Lei n° 9.972/2000 e dispõe sobre a inspeção vegetal, está em consulta...

Ler Mais