+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Próximos dias terão retorno da chuva para parte do Sul do Brasil e entrada de massa de ar polar
23.04.2021

Uma frente fria ainda em formação na Argentina deve avançar para o Brasil nos próximos dias, aumentando as chances de chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, o Paraná, no entanto, não deve ser beneficiado pelas chuvas, já que a tendência é que o sistema passe muito rápido pela região e avance para o Oceano.

Em relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo indica que a partir do sábado (24) a umidade deve entrar pelo Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, mas ainda com volumes baixos. No domingo (25), a tendência é que as chuvas ganhem intensidade, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no extremo oeste do MS e acumulados entre 20mm e 30mm no Rio Grande.

Conforme indica o modelo, há condição de chuvas em todo o estado do Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, enquanto no Paraná o extremo sul do estado pode registrar chuvas pontuais. “Apesar de já ser característico da estação essa redução nos volumes, no caso do Paraná, a situação só se agrava com a seca prolongada. Os volumes já estão abaixo há muito tempo”, acrescenta. Os modelos apontam ainda que a tendência é que até o final de abril o estado não receba nenhuma chuva significativa.

Nas demais áreas do país, nesta quinta-feira (22), as chuvas seguem previstas apenas no norte e no nordeste do país. Em relação aos volumes, Maranhão e Bahia devem receber os maiores volumes, com precipitação entre 20mm e 40mm. Também há previsão de chuvas no norte do Mato Grosso e Tocantins, porém com volumes baixos.

Queda nas temperaturas

As temperaturas já estão mais baixas pelo Brasil. De acordo com dados do Inmet, a mínima nesta quinta-feira (22) foi de 8.8 graus em Brasília, 6ºC no sul de Minas Gerais e 5ºC nas áreas serranas de Santa Catarina. Após a passagem da frente fria, a tendência é que as temperaturas fiquem ainda mais baixas nos próximos dias.

O modelo de tendência de temperatura do ar, também do Inmet, mostra que no Mato Grosso do Sul as temperaturas podem cair 4 graus na manhã da próxima segunda-feira (26). “Isso significa que se hoje a temperatura mínima está em 13, na segunda podemos ter registros entre 7ºC e 9ºC.

O modelo mostra ainda redução nas temperaturas no sul do Mato Grosso do Sul, com queda entre 4ºC e 6ºC. Na região Sul do Brasil, as temperaturas devem cair nos três estados, com destaque para o RS onde o declínio deve ser de até 8 graus. Até o momento, os modelos não sinalizam chances de geadas expressivas, mas Andrea não destacar episódios pontuais nas áreas serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do sul de Minas Gerais.

Já de acordo com a Climatempo, o risco de geada aumentar a partir do dia 27, próxima terça-feira. “O frio aumenta nos dias 27 e 28 de abril e o risco de geada aumenta variando de moderado a alto na serra Gaúcha, na serra, nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná”, destaca a Climatempo.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/285953-proximos-dias-terao-retorno-da-chuva-para-parte-do-sul-do-brasil-e-entrada-de-massa-de-ar-polar.html#.YIMbL-hKjIU

Notícias
Relacionadas

Software que detecta pragas chegará ao feijão

Software que detecta pragas chegará ao feijão
05.05.2021

Ferramenta permite reduzir aplicações de defensivos e ter produtividade Dois programas têm ajudado produtores paranaenses a reduzir o uso de inseticidas e fungicidas...

Ler Mais
Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas

Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas
04.05.2021

A chegada de uma frente fria vindo do Uruguai vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta terça-feira...

Ler Mais