+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Pulses são tema de live que abordará o cenário de produção e consumo das leguminosas no Brasil
08.02.2021

“Dia Mundial das Pulses – uma conversa sobre ervilha, lentilha e grão-de-bico” é o título da live que acontece no próximo dia 10 de fevereiro, às 19 horas, pelo canal da Embrapa no Youtube  – www.youtube.com/embrapa, apresentada pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Warley Nascimento e pelo presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) Marcelo Lüders, que debaterão questões envolvendo o cenário das pulses no Brasil e no mundo.

As pesquisas desenvolvidas com as pulses, os resultados alcançados e as perspectivas sobre a produção e o consumo desses grãos serão a tônica dos debates, de acordo com Nascimento, que coordena as pesquisas de melhoramento genético das leguminosas na Embrapa Hortaliças.

O pesquisador aponta como destaques os avanços verificados em termos de genética de cultivares e de tecnologia de produção das três espécies trabalhadas na Embrapa, e que se traduzem em uma produção satisfatória, com boa produtividade, seja cultivo de sequeiro (grão-de-bico) ou irrigado (ervilha e lentilha). Mas, além das porteiras, segundo o pesquisador, são identificados alguns gargalos que também serão discutidos durante a transmissão ao vivo.

“Muitas vezes, há uma boa produtividade, mas o produtor não tem como colocar no mercado satisfatoriamente, então um dos objetivos dessa live é, além de elencar os trabalhos de pesquisa realizados nessa última década, com a contribuição do Ibrafe, mostrar toda a potencialidade desses grãos, seja no mercado interno, seja na exportação, ou nas alternativas relacionadas às novas formas de consumo, que incluem as farinhas – macarrão, pão, pizza, entre outros – e como proteína para substituir a carne, na produção de hambúrgueres, nuggets e salsichas, por exemplo”, aponta o pesquisador.

“Através de parcerias com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e Embrapa Agroindústria Tropical (CE), a partir de dois projetos de pesquisa aprovados, já começamos a testar nossos materiais nesses produtos”, acrescenta.

Na mesma linha de abordagem, o presidente do Ibrafe registra que  “quando pensamos no futuro da alimentação não podemos deixar de destacar componentes importantes como nutrição e sustentabilidade, acrescidos do baixo custo, e as pulses se enquadram perfeitamente nesses quesitos”.

Lüders credita à Embrapa o aumento gradativo da produção de grão-de-bico, ervilha e lentilha no Brasil. “O grão-de-bico, por exemplo, vem ganhando visibilidade – que se reflete no interesse crescente pelo grão por parte da cadeia produtiva, verificado em várias regiões brasileiras – graças às pesquisas que resultaram em várias cultivares, com as devidas características de produtividade e de resistência a doenças e pragas”, sublinha.

Dia Mundial das Pulses

A instituição da data é uma iniciativa da FAO, o órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura, que destaca o papel das pulses como alimentos sustentáveis e saudáveis.

Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico são grãos considerados pulses, leguminosas secas, não oleaginosas, ricas em proteínas, fibras e vitaminas.

Fonte: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/59182054/pulses-sao-tema-de-live-que-abordara-o-cenario-de-producao-e-consumo-das-leguminosas-no-brasil

Notícias
Relacionadas

Segunda safra de Feijão – Mato Grosso perde 45000 ha

Segunda safra de Feijão – Mato Grosso perde 45000 ha
26.02.2021

No Mato Grosso o ritmo lento no plantio do feijão é reflexo da falta de chuvas durante o inicio da primeira safra...

Ler Mais
Índia não quer transgênicos do Brasil

Índia não quer transgênicos do Brasil
26.02.2021

Exportação deve ter certificado atestando que os produtos não têm OGM A partir de 1º de março passam a valer as novas regras...

Ler Mais