+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Título da Notícia

Sul tem temperaturas mais baixas do ano e geadas não estão descartadas na próxima madrugada
27.04.2021

Serra Catarinense teve a primeira temperatura negativa de 2021, aponta Climatempo

A massa de ar frio que entrou no Brasil nas últimas 24 horas, segue ganhando força e chegou em áreas do Centro-Oeste e Sudeste na manhã desta terça-feira (27). Segundo as previsões mais recentes, a massa de ar seco e fria vai continuar impedindo o avanço de chuvas para boa parte do país e derrubando as temperaturas de norte a sul.

De acordo com Cleber Sousa, meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Mato Grosso do Sul registrou a temperatura mínima mais baixa do ano, com 10ºC, enquanto as regiões serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram temperaturas próximas de 0 graus. Ainda no Sul do Brasi, General Carneiro/PR teve mínima de 0,6ºC, Caçador/SC registrou 3ºC, Quaraí/RS registrou 5,6ºC.

Já de acordo com a Climatempo, o município de Vacaria no Rio Grande do Sul teve temperatura em torno de -0,1°C, segundo informações do Epagri/Ciram, ainda segundo a mesma forte Urupema na serra de Santa Catarina teve ainda mais frio com registro de 2,1°C abaixo de zero. “A serra catarinense obteve a primeira temperatura negativa de 2021 durante o amanhecer desta terça (27) quando as temperaturas chegaram na casa de -2.6ºC em São Joaquim”, afirma a consultoria.

Para a próxima madrugada, a tendência ainda é de temperaturas baixas, com chance de intensificação do frio em todo o Sul do Brasil. De acordo com Cleber, as chances de geadas não estão descartadas nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém o risco é para geadas pontuais e de fraca intensidade.

A massa de ar frio vai seguir em atuação também no Sudeste do Brasil, atingindo os quatro estados da região. Na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais também são esperadas geadas pontuais e com intensidade fraca na próxima madrugada.

De acordo o mapa de previsão de temperatura do INMET, as mínimas devem ficar entre 8ºC e 10ºC na quarta-feira (28) em todo o Rio Grande do Sul. Na divisa com Santa Catarina são previstas temperaturas entre 4º e 6ºC.

No Paraná e no Mato Grosso do Sul, a previsão indica mínima entre 14º e 18ºC. Em São Paulo, a mínima na quarta-feira deve ser de 18 graus, sendo as mais baixas esperadas para o sul mineiro.

Chuvas

Uma frente fria em atuação no litoral do Rio de Janeiro vai influenciar o sistema de chuva no sul do Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais nas próximas 24 horas. O meteorologista reforça que as chuvas devem acontecer com o padrão da estação, ou seja de forma irregular e sem volumes expressivos na área.

As mesmas condições são previstas para o norte do Mato Grosso e Goiás nesta terça-feira (27). Já no Matopiba, a Zona Intertropical segue influenciando a formação de nuvens mais carregadas no Maranhão e no Piauí, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm entre esta quarta e sexta-feira (30).

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/286354-sul-tem-temperaturas-mais-baixas-do-ano-e-geadas-nao-estao-descartadas-na-proxima-madrugada.html#.YIghFuhKjIU

Notícias
Relacionadas

Software que detecta pragas chegará ao feijão

Software que detecta pragas chegará ao feijão
05.05.2021

Ferramenta permite reduzir aplicações de defensivos e ter produtividade Dois programas têm ajudado produtores paranaenses a reduzir o uso de inseticidas e fungicidas...

Ler Mais
Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas

Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas
04.05.2021

A chegada de uma frente fria vindo do Uruguai vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta terça-feira...

Ler Mais