EUA — Quando a maioria das pessoas pensa na agricultura do oeste do Texas, a imagem que vem à mente são campos de algodão a perder de vista. No entanto, uma cultura surpreendente tem ganhado força na região: o amendoim.
Mason Becker, que planta no Condado de Terry, a sudoeste de Lubbock, cultiva tanto algodão quanto amendoim. "A maioria dos agricultores aqui é produtora de diversas commodities", explica Becker. "O amendoim é normalmente cultivado em rotação com algodão ou grãos, o que ajuda a manter a saúde do solo."
Tecnologia e desafios no cultivo
Embora o amendoim se desenvolva melhor em solo úmido — algo que falta no oeste do Texas —, os agricultores tiram proveito da irrigação e do solo arenoso da região, que é ideal para o cultivo. "Os amendoins crescem debaixo da terra, então precisam de espaço para se espalhar. O solo arenoso também facilita o processo de escavação e colheita", afirma Becker.
O clima mais frio e chuvoso deste ano proporcionou às lavouras um início mais forte que o normal. "O objetivo é o que chamamos de 'sobreposição', quando as videiras de uma fileira se encontram com as da fileira seguinte. Isso ajuda a reter a umidade e a limitar o crescimento de ervas daninhas", explica Becker.
O clima, porém, não é o único desafio. O mercado de amendoim enfrenta atualmente um problema de excesso de oferta. "Com o algodão não competindo por espaço este ano, mais produtores recorreram ao amendoim, o que pode reduzir os preços", diz o agricultor.
Mesmo com os desafios, os avanços tecnológicos estão ajudando os agricultores a se manterem à frente. Uma das ferramentas com a qual Becker conta é o monitoramento remoto do solo. "Tenho sondas de umidade em meus campos que posso monitorar por meio de um aplicativo", ele relata. "Isso me ajuda a tomar decisões mais inteligentes sobre quando e quanto irrigar."
Paixão e educação
Membro do Conselho de Produtores de Amendoim do Oeste e do Conselho Nacional de Produtores de Amendoim, Becker é apaixonado por educar outras pessoas sobre a importância dessa cultura. "Estou sempre feliz em falar sobre amendoim", ele conta.
Portanto, da próxima vez que você abrir um pacote de amendoim torrado, você poderá estar saboreando um produto do oeste do Texas, quer perceba ou não.
Com informações de Everything Lubbock
https://www.everythinglubbock.com/news/local-news/peanuts-gaining-ground-in-west-texas-agriculture/