Atenção: 6 cuidados que evitam a explosão da sua panela de pressão

Por: IBRAFE,

10 de janeiro de 2022

Responsive image

Acidentes envolvendo explosão da panelão de pressão são comuns, mas podem ser evitados com simples atitudes.

A panela de pressão é um item indispensável na casa dos brasileiros, especialmente daqueles que gostam de um feijão fresquinho cozido na hora. Mas esse utensílio tão prático também pode ser um perigo se não usado e mantido de forma correta.

Explosões de panelas de pressão são recorrentes no país. Em muitos casos, a pessoa acaba com queimaduras graves, enquanto em outros se machuca com pedaços do objeto. Também há situações em que as feridas são tão severas que levam à morte da vítima.

Para evitar ter esse tipo de problema, é indispensável adotar alguns cuidados tanto na hora de usar quanto no momento da manutenção do seu utensílio. Confira 6 dicas para evitar que a panela de pressão exploda.

1 – De olho na válvula
Segundo dados da Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP), o não funcionamento da válvula de segurança é o principal motivo para as explosões. Para saber se a sua está em perfeito estado, observe se ela está soltando fumaça e fazendo barulho.

Além disso, se precisar substituir item, siga as instruções do fabricante à risca. A troca da válvula por acessórios não originais pode oferecer ainda mais perigo.

2 – Borracha novinha
Outro item que precisa estar em um bom estado é a borracha de vedação que fica na tampa. Se perceber que ela está ficando frouxa, é hora de trocar ou até mesmo substituir sua panela de pressão.

3 – Atenção ao tempo
Esquecer o utensílio no fogo é um perigo imensurável. Quando deixada por mais tempo que o necessário no fogo, a panela pode explodir. Por isso, quando a válvula de pressão começar a chiar, fique atento para retirar os alimentos no tempo correto.

4 – Limite
Use sua panela da forma correta, preenchendo até 2/3 de sua capacidade máxima com alimento ou água. Exceder esse limite pode causar entupimento das válvulas e até causar uma explosão.

5 – Espere para abrir
Outro erro muito comum relacionado a esse tipo de objeto ocorre na hora de abrir a panela. É preciso aguardar até que ela esfrie para retirar a tampa, e é por isso que muitas pessoas a colocam embaixo da água. Mas atenção: nunca deixe o pino de pressão em água corrente.

6 – Limpeza da válvula
A válvula de pressão funciona como uma espécie de aviso para o cozinheiro. Para se certificar que ela está em perfeito estado e evitar o entupimento, faça uma limpeza do item de tempos em tempos.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/01/atencao-6-cuidados-que-evitam-a-explosao-da-sua-panela-de-pressao/

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos