Sobre o IBRAFE

Nós amamos as Pulses – Feijões, Lentilha, Ervilha, Grão-de-bico – e as Colheitas Especiais, como Pipoca e Gergelim. Este amor vem de estudar e aprender, o que resulta em compreender o estupendo valor desses grãos. Estamos convictos que o Feijão não é mais um produto e, sim, que este representante maior dessas plantas ultraproteicas, é uma Causa Social pelo que significa para todos os consumidores e todos os produtores, em nutrição e renda. Desta percepção, veio o respeito e o amor.

Nós somos o IBRAFE – Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais – legalmente uma OSCIP que defende, representa e desenvolve o setor. Como o amor é contagiante, reunimos os maiores apaixonados pela cultura do Feijão. São pesquisadores, sementeiros, produtores, corretores, empacotadores, exportadores, gastrônomos e chefs renomados e, todos nós, junto com os consumidores, estamos acelerando uma revolução constante, alicerçada nas mais variadas ciências.

Juntos facilitamos o acesso ao conhecimento para todos, que geram riqueza crescente, mas, acima de tudo, resultam no sustento da vida de nós brasileiros e, a cada dia, mais e mais seres humanos espalhados nos 5 continentes.

Essa revolução no setor de Pulses e Colheitas Especiais demanda nosso apoio para o setor junto a órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, e apoiando todos os nossos membros através de com um sistema integrado de informações de mercado, organizando cursos, seminários, fóruns, etc. Desde os setores de pesquisa até o consumidor final, o IBRAFE busca fortalecer todos os elos do setor no Brasil.

Nossa missão

Apoiar, promover e divulgar a produção e o consumo de Feijão e Pulses no Brasil por serem fontes de saúde e de riqueza, resgatando, em especial, o orgulho do brasileiro no consumo do alimento que mais o representa no exterior: o Feijão.

Nossos Valores

INFORMAÇÃO: É a informação que auxilia a tomada de decisão quanto à produção e à comercialização dos Pulses, resultando em safras mais produtivas e geração de riquezas.

TROCA DE IDEIAS: Assim como o Feijão reúne família e amigos ao redor de uma mesa, reúne também profissionais envolvidos na cadeia produtiva. Não há mais lugar para o profissional isolado. Todos precisam trocar ideias para poder desenvolver seu trabalho com alta eficiência.

PREÇO JUSTO: O Brasil é um país-continente e cada região tem sua peculiaridade. O preço do Feijão não pode ser manipulado por uma única região. É preciso um Preço Nacional do Feijão, com especificações regionais.

GASTRONOMIA: “A gente não quer só comida”, quer comida, cultura e arte gastronômicas. O Feijão reúne tudo isso, conta histórias de um povo único e diversificado, o brasileiro. O Feijão permite criações inusitadas na culinária. É só ousar…

TECNOLOGIA: Foi-se o tempo de arriscar a sorte. A tecnologia pode e deve ser usada a favor não só da produção, mas também da comercialização do Feijão. Onde tem Feijão? É o Feijão que preciso? Qual será o melhor preço? Isso e muito mais pode estar no celular, na palma de sua mão.