Dia mundial do Feijão!

Por: IBRAFE,

10 de fevereiro de 2023

Responsive image

No dia 10 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial das Pulses. Fazem parte desse grupo de alimentos as leguminosas consumidas secas, como o Feijão comum, Feijão-caupi (Feijão-de-corda), ervilha, lentilha e grão-de-bico. A criação da data, em 2016, tem o objetivo de incentivar a produção e consumo desses grãos.

Sobre o dia Mundial das Pulses

No final do ano de 2018, a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – confirmou a declaração do dia 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Pulses.

Segundo a FAO (http://www.fao.org/3/a-mt375e.pdf), o governo de Burkina Faso propôs declarar a observância anual das Pulses Mundiais no dia 10 de fevereiro. O principal objetivo desta iniciativa é aumentar a conscientização sobre a contribuição das Pulses para a segurança alimentar, a nutrição e a adaptação às alterações climáticas e mitigação, preservando e com base no sucesso do ano de 2016 – Ano Internacional das Pulses – também declarado pela ONU.

A observância de 10 de fevereiro como Dia Mundial dos Feijões e Pulses iniciou-se no ano de 2019.

O que as Pulses têm de especial?

Ricas em proteínas, as pulses têm também grandes quantidades de fibras, vitaminas e aminoácidos, contribuindo para a melhoria da nutrição e saúde, reduzindo a desnutrição, o diabetes, a obesidade e a fome no mundo.

A Embrapa possui equipes distribuídas pelo Brasil, desenvolvendo soluções para a produção e o aproveitamento sustentáveis desses grãos. As pesquisas com Feijão-caupi são coordenadas pela Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI). Os trabalhos com Feijão-comum são liderados pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO). Já as pesquisas com ervilha, lentilha e grão de bico são lideradas pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF).

No Brasil, as pulses mais consumidas são os Feijões, tanto o comum quanto o feijão-caupi, que junto com o arroz, representa a base da alimentação da população, especialmente na região Nordeste. Nas últimas décadas, graças ao melhoramento genético, houve uma expansão em sua produção e atualmente se destaca também como produto para exportação.

A Embrapa Meio-Norte realiza pesquisas com esse grão e já desenvolveu dezenas de cultivares que estão disponíveis no mercado. O Feijão-caupi é rico em proteínas e seu consumo propicia diversos benefícios à saúde devido também à presença de fibra alimentar, minerais, vitaminas e compostos bioativos (antioxidantes), auxiliando na prevenção de doenças coronarianas, câncer e diabetes.

Sobre o IBRAFE

O Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais – IBRAFE – é a única entidade reconhecida internacionalmente que representa e desenvolve os interesses da Cadeia Produtiva do Feijão, das Pulses e das Colheitas Especiais e, também, reúne os maiores apaixonados pelo Feijão.

O IBRAFE tem por finalidade o acesso, o estímulo e a divulgação da ciência e da tecnologia que beneficiem a cadeia do Feijão. Para isso, inspira e incentiva a pesquisa científica e a tecnológica, norteia e divulga pesquisas agronômicas, reivindica apoio para o setor junto a órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, promove a produção e o consumo dos Pulses. Divulga o Feijão Brasileiro pelo Mundo. Tem trabalhado na redução do ICMS e de toda carga tributária defendendo que é imoral o governo cobrar imposto sobre o item número 1 da cesta básica. Desde os setores de pesquisa até o consumidor final, o IBRAFE busca fortalecer todos os elos da cadeia do Feijão no Brasil.

 

Facebook: ibrafe.org e preconacionalfeijao

Instagram: @ibrafe_pulses e @pnf_preco_nacional_feijao_

 

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos