ÓLEO DE GERGELIM: TODAS AS PROPRIEDADES E 10 USOS PARA A BELEZA

Por: IBRAFE,

29 de outubro de 2019

Responsive image

Gergelim é considerada uma colheita especial.

Trata-se de um óleo vegetal extraído de sementes de gergelim com inúmeras propriedades terapêuticas, ótimo para uso em cosméticos e na limpeza natural do tipo 'faça você mesmo'.

O óleo de gergelim vem sendo utilizado há centenas de anos como remédio natural. É extraído de sementes de gergelim, conhecidas sobretudo por seu alto teor de cálcio e lipídios benéficos.

O óleo de gergelim pode ser usado na cozinha como condimento (na verdade, existe uma versão adequada para uso alimentar), mas também como remédio, para a beleza e para a saúde, em particular para a pele e para os cabelos, graças à sua riqueza em princípios ativos.

Conheça melhor o óleo de gergelim.

Índice
Propriedades
Como usar o óleo de gergelim
Remédio ayurvédico
Óleo de massagem com gengibre
Óleo de gergelim esfoliante
Tratamento para os pés
Cuidados com os cabelos
Oil pulling
Antirrugas
Máscara de beleza
Óleo pós-sol
Contra as contraturas musculares
Onde encontrar o óleo de gergelim


1. Propriedades

O óleo de gergelim é considerado um óleo particularmente benéfico. Ele é capaz de:

combater diversos tipos de microrganismos: é eficaz contra alguns patogênicos que podem atacar a pele e causar infecções provocadas por fungos, bem como contra estafilococos e estreptococos.
anti-inflamatório: trata-se de um anti-inflamatório natural adequado para o cuidado e para a proteção da pele. O óleo de gergelim é facilmente absorvido pelo nosso corpo.
rico em vitaminas: em particular vitamina A, vitamina E e vitaminas do grupo B (B1, B2, B3)
antioxidante: a presença de algumas das vitaminas mencionadas e outros elementos, como o selênio, o tornam um produto natural com fortes qualidades antioxidantes.
rico em sais minerais: especialmente magnésio, fósforo e cálcio.
regula o desenvolvimento celular
rico em ácidos graxos insaturados (ômega 6 e ômega 9)
Uma característica importante desse óleo é que ele é estável, ou seja, não corre o risco de ficar rançoso se for armazenado à temperatura ambiente, como pode acontecer no caso do óleo de linhaça.

2. Como usar o óleo de gergelim
O óleo de gergelim é um remédio muito versátil, você pode experimentar sua eficácia em casos de:

queimaduras solares
pele do rosto seca
rugas
acne
para obter uma leve proteção natural da pele durante a exposição ao sol
massagens energizantes
controle das bactérias que causam a caspa
rápida cicatrização e proteção contra arranhões e inflamações
para acalmar as erupções cutâneas em caso de eczema
Quando usado como alimento, o óleo de gergelim pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.

O óleo de gergelim é particularmente benéfico para a pele, pois é, como mencionado acima, rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. A aplicação de óleo de gergelim diretamente na pele também pode contribuir para a prevenção do melanoma.

Quem não gosta particularmente do aroma pode usá-lo diluído em outros óleos mais delicados, como o óleo de amêndoa doce ou o óleo de jojoba.

Aqui estão algumas possíveis aplicações interessantes de óleo de gergelim.

2.1. Remédio ayurvédico
O óleo de gergelim é um dos principais remédios benéficos sugeridos pela ayurveda, a medicina tradicional indiana. A ayurveda recomenda massagear todo o corpo com óleo de gergelim e deixá-lo agir 15 minutos antes do banho. Seu efeito sobre a pele é purificador e ajuda a prevenir infecções.

2.2. Óleo de massagem com gengibre
Com óleo de gergelim e gengibre, é possível preparar um óleo de massagem para o corpo, adequado para uso em caso de dores musculares. É necessário utilizar meia xícara de óleo de gergelim e meia xícara de suco de gengibre fresco. O gengibre deve ser ralado com um ralador fino e espremido com gaze para obter o suco. O suco de gengibre e o óleo de gergelim devem ser misturados em quantidades iguais para obter o óleo de massagem.

2.3. Óleo de gergelim esfoliante
Um esfoliante suave para o rosto ou corpo pode ser preparado utilizando-se dois ingredientes simples: óleo de gergelim e amido de arroz. A preparação é feita simplesmente misturando uma colher de sopa de óleo de gergelim e meia colher de sopa de amido de arroz. Ambos os ingredientes podem ser adquiridos em lojas de fitoterapia. A mistura obtida deve ser massageada delicadamente sobre a pele e depois enxaguada, primeiro com água morna e depois com água fria.

2.4. Tratamento para os pés
O óleo de gergelim é muito útil para suavizar áreas ásperas dos pés e para obter um agradável efeito desodorizante. Para isso, basta que você tenha à disposição uma colher de óleo de gergelim e 5 gotas de óleo essencial de menta. Dilua o óleo essencial no óleo de gergelim, aplique nos pés, calce meias de algodão e deixe agir a noite inteira. De manhã, a suavidade da pele será garantida.

2.5. Cuidados com os cabelos
O óleo de gergelim é particularmente eficaz na restauração dos cabelos secos. Podem ser aplicadas algumas gotas no cabelo, mesmo seco, para obter um efeito de nutrição e brilho, substituindo produtos comuns para cabelos, que costumam conter silicones. Também pode ser usado como pré-shampoo em cabelos úmidos, em pequenas quantidades, que devem ser aplicadas massageando com as mãos. É aconselhável deixá-lo agir por pelo menos 30 minutos antes de passar para a lavagem. Com o óleo de gergelim, sempre antes da lavagem, é possível massagear o couro cabeludo para lidar naturalmente com o problema da caspa.

2.6. Oil pulling
O óleo de gergelim contribui para a boa saúde dos dentes e gengivas, ajudando também a regenerar os tecidos inflamados. É por isso que o óleo é geralmente recomendado para quem deseja praticar o "oil pulling", ou seja, enxaguar a boca todos os dias por longos períodos. Para esse fim, use uma colher de óleo de gergelim assim que acordar de manhã.

2.7. Antirrugas
Para obter um bom efeito antirrugas, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de gergelim no rosto todos os dias. Suas propriedades antioxidantes ajudarão a pele a combater o envelhecimento, dando-lhe nova elasticidade e luminosidade.

2.8. Máscara de beleza
Especialmente aqueles com pele oleosa podem usar óleo de gergelim em combinação com argila para criar uma máscara de beleza que regula o excesso de sebo e purifica a pele. No caso da pele seca, o mesmo ingrediente pode ser usado, mas misturando-o com algum outro remédio natural de poder hidratante, como outros óleos vegetais, iogurte ou mel.

2.9. Óleo pós-sol
Graças à sua característica de ser calmante para queimaduras solares, o óleo de gergelim pode ser usado como óleo pós-sol. Para aumentar seu poder, pode-se misturá-lo com uma colher de sopa de gel de aloe vera ou uma colher de chá de óleo de calêndula.

2.10. Contra as contraturas musculares
Além de utilizá-lo como óleo de massagem tal como é, pode também ser misturado, por exemplo, com gengibre. O óleo de gergelim se presta bem para ser aplicado após o banho, de banheira ou de chuveiro, para aliviar a tensão muscular. Melhor ainda se for ligeiramente aquecido e depois espalhado gentilmente (mas de maneira profunda).

3. Onde encontrar o óleo de gergelim
Você pode comprar o óleo de gergelim em lojas de produtos orgânicos e alimentos naturais, bem como em estabelecimentos fitoterápicos ou online. Aconselhamos que você escolha um óleo prensado a frio para que ele retenha todas as suas propriedades benéficas.

Fonte: https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/8731-oleo-de-gergelim-propriedades


Phynamax

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos