Feijão-carioca valorizando em junho

Por: IBRAFE,

17 de junho de 2024

Responsive image

Produtores do Paraná estão realizando um detalhado levantamento para quantificar as perdas financeiras nos valores praticados do Feijão-carioca quando comparados com o período homólogo do ano anterior. Eles acreditam que, apesar de terem colhido uma quantidade similar à do ano passado, conforme indicam os dados oficiais, poderiam ter alcançado valores de mercado superiores se as condições climáticas tivessem sido mais favoráveis.

Neste contexto, não se mostra pertinente realizar uma comparação direta com o custo de produção do ano corrente, dado que a produtividade apresentou variações e tendeu a ser menor, o que torna qualquer comparação desse tipo sem sentido. Observando-se o gráfico de preços deste ano, identifica-se uma tendência clara de redução nos valores pagos aos produtores, iniciada em janeiro e que se acentuou progressivamente com o aumento da oferta e a consequente deterioração da qualidade do produto.

Contudo, apesar das adversidades enfrentadas pelo Feijão em junho, é possível notar uma tendência positiva na recuperação dos preços pagos ao produtor até o momento atual. É importante ressaltar que a média de preços calculada pela CONAB não considera os lotes de pior qualidade, que foram negociados por valores significativamente baixos, na casa dos R$ 110/120.

Vale mencionar ainda que, no ano passado, houve uma reação...

 

Mais
Boletins

Produtores buscam compradores
16/07/2024

Mercado segue com acelera e freia
15/07/2024

CONAB superestima a safra de Feijão deste ano
12/07/2024

Depois de uma terça-feira agitada voltou a calma no mercado
11/07/2024

Compradores mais ativos nesta semana
10/07/2024