Descubra a diferença entre os tipos de Feijão

Por: AGROLINK & ASSESSORIA,

12 de março de 2024

Responsive image

Você já parou para pensar na variedade de Feijões que existem e como cada um deles pode trazer nuances únicas para suas refeições? Sendo a base da culinária brasileira, o Feijão carioca é amplamente reconhecido no país, no entanto, a diversidade vai além desse tipo. Opções igualmente deliciosas, como o Feijão preto, vermelho e fradinho, podem enriquecer sua dieta.

E é isso que a engenheira de alimentos da Combrasil, Ana Rachel Bernardes, irá explicar. “Embora apresentem algumas distinções em termos de sabor, tamanho e textura, todos esses Feijões são abundantes em nutrientes essenciais, tais como cálcio, ferro, fibras e carboidratos. Não é por acaso que o Ministério da Saúde recomenda a inclusão diária dessa leguminosa na alimentação, visando assegurar uma qualidade de vida elevada”, afirma.

1. Feijão Preto:

O preferido na preparação da famosa Feijoada, o Feijão preto possui um sabor encorpado e é rico em ferro. Além de ser um aliado no combate à anemia, ele também fornece fibras essenciais para a saúde intestinal.

2. Feijão Carioca:

Conhecido por seu formato mais arredondado e pela cor creme com pintas, o Feijão carioca é versátil e utilizado em diversas receitas. Ele é fonte de proteínas, fibras e vitaminas do complexo B.

3. Feijão Mulatinho:

De grãos pequenos e cor clara, o Feijão mulatinho é leve e sutil no paladar. Ideal para quem busca uma opção menos robusta, mas ainda nutritiva, ele é rico em ferro e potássio.

4. Feijão Fradinho:

Pequeno e de formato oval, o Feijão fradinho é destaque em pratos como o acarajé. Além de ser uma excelente fonte de proteínas, ele contribui para a saúde cardiovascular graças ao seu teor de magnésio.

5. Feijão Branco:

Conhecido por sua cor clara e forma arredondada, o Feijão branco é uma excelente fonte de fibras solúveis, auxiliando no controle do colesterol. Ele também é rico em ferro e zinco.

6. Feijão Manteiga:

Com grãos grandes e amarelados, o Feijão manteiga é cremoso e ideal para pratos como a tradicional Feijoada. Além de seu sabor marcante, é fonte de proteínas e fibras.

7. Feijão Vermelho:

Popular em diversas regiões, o Feijão vermelho possui sabor marcante e é rico em ferro. Suas propriedades anti-inflamatórias o tornam uma escolha valiosa para a promoção da saúde.

“Ao explorar a diversidade de Feijões disponíveis, é possível transformar as refeições em experiências gastronômicas ricas em nutrientes. Cada tipo de Feijão traz consigo benefícios específicos, contribuindo para uma alimentação equilibrada e saudável. Experimente incorporar variedades em sua dieta e descubra o prazer de explorar o universo de sabores que esses grãos podem oferecer”, finaliza a engenheira de alimentos.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/descubra-a-diferenca-entre-os-tipos-de-feijao_488859.html

Mais
Notícias

Índia prevê compra de US$ 1 bi em Feijões e Pulses do Brasil
26/04/2024

Negociações aconteceram durante o SuperFoods Summit Brazil e representam aumento de quase 10% no volume total da balança comercial

Índia registra maior importação de Pulses em seis anos
26/04/2024

Recorde impulsiona os mercados globais