Fungicida multicultura impulsiona proteção do Feijão

Por: AGROLINK -Leonardo Gottems,

24 de novembro de 2023

Responsive image

O fungicida Vitene da Sipcam Nichino, lançado há dois anos, consolidou-se como uma ferramenta estratégica para produtores de Feijão, oferecendo proteção contra doenças como antracnose, ferrugem e mancha-angular. Em ensaios realizados durante a safra 2022-23 em Paracatu, Minas Gerais, observou-se um aumento na produtividade de 9,1 a 13,5 sacas por hectare, registrando uma produção de 45,9 a 50,3 sacas/ha. Os resultados superaram tratamentos-padrão concorrentes, fortalecendo a viabilidade técnica e econômica do fungicida, segundo a Sipcam Nichino.

“Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”, destaca Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado. “Tem ainda entre os benefícios à cultura a seletividade, esta associada aos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol”, acrescenta. “Aplicado perto dos trinta dias após a semeadura, na fase vegetativa, antes do florescimento, Vitene responde rapidamente e constitui uma solução consistente no controle de patógenos potencialmente danosos à safra”, continua Cabral.

Vitor Cabral afirma que o fungicida Vitene® é eficaz no manejo da resistência de patógenos a ingredientes ativos de fungicidas, especialmente contra antracnose, ferrugem e mancha-angular. Ele destaca a importância desse manejo de resistência devido ao impacto significativo dessas doenças na produtividade e rentabilidade da cultura do Feijão. A Sipcam Nichino, formada em 1979 pela fusão da italiana Sipcam, especializada em agroquímicos pós-patentes, e da japonesa Nihon Nohyaku (Nichino), pioneira em agroquímicos no Japão desde 1928, concentra-se na inovação e desenvolvimento de novas moléculas para a proteção de cultivos.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/fungicida-multicultura-impulsiona-protecao-do-feijao_485755.html

Mais
Notícias

A revolução dos biológicos na agricultura: Enfrentando os desafios climáticos
21/02/2024

Produtos biológicos inovadores tem impactado positivamente a produtividade das lavouras, especialmente no enfrentamento aos desafios climáticos

Feijão carioca: variedade tem origem paulista e é o preferido do brasileiro
21/02/2024

Desde a década de 1970 até os dias atuais, 58 novas variedades de Feijão foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico