Grão-de-bico (tipo desi) cultivar BRS Hari

Por: Fernanda Chemim, Eng.ª Agrônoma, IBRAFE,

15 de junho de 2023

Responsive image

O Grão-de-bico tipo Desi

Benefícios nutricionais


O Grão-de-bico do tipo desi (Cicer arietinum) é uma variedade importante dessa Pulse comestível, conhecida por suas qualidades nutricionais e benefícios à saúde. Originário da região da Índia e do Oriente Médio, o Grão-de-bico desi tem sido cultivado e consumido há milhares de anos e desempenha um papel significativo na culinária de várias culturas.

Uma das principais características que tornam o Grão-de-bico desi especial é o seu perfil nutricional. Ele é uma excelente fonte de proteínas vegetais, fibras dietéticas, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, magnésio e zinco. Esses nutrientes desempenham papéis fundamentais no funcionamento adequado do organismo e na manutenção de uma saúde geral.

A alta concentração de proteínas presentes no Grão-de-bico desi é particularmente importante para vegetarianos e veganos, que podem ter dificuldade em obter proteínas completas em sua dieta. Além disso, as proteínas do Grão-de-bico são de fácil digestão, o que aumenta ainda mais sua utilidade como fonte de nutrientes.

Benefícios ambientais


Além de seus benefícios nutricionais, o Grão-de-bico desi também pode desempenhar um papel importante na agricultura sustentável. Ele é uma leguminosa fixadora de nitrogênio, o que significa que é capaz de capturar o nitrogênio do ar e convertê-lo em uma forma que pode ser utilizada pelas plantas. Isso reduz a necessidade de fertilizantes nitrogenados sintéticos, contribuindo para a redução da poluição ambiental e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Outro fator importante é a capacidade do Grão-de-bico desi de se adaptar a diferentes condições de cultivo. Ele é conhecido por sua resistência a condições climáticas adversas, como altas temperaturas e baixa umidade. Isso o torna uma opção atraente para regiões onde outros cultivos podem ser mais desafiadores. 

Mercado 


O Grão-de-bico desi tem uma grande importância no mercado global por várias razões. Primeiramente, sua demanda tem aumentado significativamente nos últimos anos, impulsionada pelo aumento do interesse em alimentos saudáveis, vegetarianismo e veganismo, bem como pela demanda por produtos sem glúten. Isso levou a um aumento na produção e no comércio internacional desse tipo de Grão-de-bico.

Além de ser valorizado por suas qualidades nutricionais, possui sabor característico e textura agradável, sendo usado em uma ampla variedade de pratos, desde sopas e ensopados até saladas, curries e acompanhamentos. Além disso, pode ser moído em farinha para fazer pães, bolos e biscoitos. Essa versatilidade culinária contribui para sua popularidade em todo o mundo.

Além disso, o Grão-de-bico desi possui características específicas que o diferenciam de outras variedades de Grão-de-bico. Ele tem um sabor mais intenso e uma casca mais espessa em comparação com o Grão-de-bico tipo kabuli, por exemplo. Essas características são apreciadas em certas cozinhas regionais e são consideradas uma vantagem em certos pratos. O Grão-de-bico desi também tem um tempo de cozimento mais rápido em comparação com outras variedades, o que é valorizado em termos de conveniência e eficiência culinária.

A ampla distribuição geográfica da produção de Grão-de-bico desi também contribui para seu papel no mercado global. A produção e o comércio global do Grão-de-bico desi geram oportunidades econômicas para produtores, exportadores e importadores. Além dessa atividade contribuir para a geração de empregos e renda em áreas rurais, impulsionando o desenvolvimento econômico dessas regiões.

Ø Exportadores

Países como Índia, Paquistão, Turquia, Etiópia, México e Austrália são importantes produtores e exportadores desse tipo de Grão-de-bico.

 

Ø Importadores

Alguns dos países que tradicionalmente importam essa variedade de Grão-de-bico incluem:

ü  União Europeia: países como Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido são grandes importadores de Grão-de-bico desi. Esses países têm uma demanda significativa por Grão-de-bico para uso na indústria alimentícia e para consumo direto.

ü  Estados Unidos: os EUA são um mercado importante para o Grão-de-bico desi. Há uma crescente demanda por esse grão devido à popularidade de dietas vegetarianas, veganas e sem glúten.

ü  Canadá: assim como os EUA, o Canadá é um importador significativo de Grão-de-bico desi. A demanda tem aumentado à medida que os consumidores buscam alternativas saudáveis e nutritivas na alimentação.

ü  Oriente Médio: países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã têm uma demanda tradicional por Grão-de-bico desi devido à sua utilização em pratos típicos e na culinária local.

ü  Índia: embora a Índia seja um importante produtor de Grão-de-bico desi, também importa quantidades significativas para atender à demanda interna. A Índia é conhecida por seu consumo elevado de Grão-de-bico em pratos como o curry.

Esses fatores combinados tornam o Grão-de-bico desi uma cultura agrícola valorizada e um produto de destaque no comércio internacional de alimentos.

Cultivar BRS Hari


BRS Hari se enquadra no grupo "desi", caracterizado por suas sementes menores e coloridas. É notável por suas excelentes características agronômicas, incluindo resistência ao acamamento. Em comparação com cultivares comerciais indianas, os valores das características agronômicas tais como:  produtividade, altura de plantas, índice de colheita, número de ramos primários e secundários, número de vagens por planta e peso de mil sementes são iguais ou superiores. Isso contribui significativamente para ampliar as oportunidades econômicas e expandir a fronteira agrícola, estabelecendo uma possível plataforma de exportação.

Indicação de Cultivo


BRS Hari é uma cultivar de polinização aberta, apresentando uma maior estabilidade. É indicada para o cultivo tanto na estação seca como irrigada, com semeadura a partir do mês de abril até o mês de maio em áreas de cultivo irrigado com altitudes superiores a 600 metros.

As altas produtividades do BRS Hari são frequentemente registradas em áreas irrigadas. A época de plantio preferida no Planalto Central é entre 15 de abril e 30 de maio, com a colheita ocorrendo entre agosto e setembro.

Características

Material para propagação


A Embrapa Hortaliças ainda lançará edital público específico para celebração de contratos de parceria para produção e comercialização de sementes desta nova cultivar de Grão-de-bico.

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos