Projeto busca conscientização e voluntariado

Por: IBRAFE,

25 de agosto de 2023

Responsive image

Segurança alimentar e conscientização sobre o uso excessivo de suplementos. Essa é a proposta do Projeto Arroz e Feijão, que foca nos praticantes de atividades físicas como doadores de alimentos a quem mais precisa. 


“A ideia é unirmos duas populações que estão na faixa de insegurança alimentar: a primeira é daqueles que usam suplementos proteicos em excesso, podendo ter problemas renais, e a outra é a população de pobres que não tem acesso a proteínas de baixo custo como arroz e Feijão”, explica o gastroenterologista e criador do projeto, Luiz Eduardo da Silva Goes. 


Ele acrescenta que o Projeto Arroz e Feijão surgiu de uma seleção de projetos de promoção social na área de saúde, chamado Basis, elaborado pela Fundação Dom Cabral e patrocinado pelo Instituto SAB.


“Temos duas missões: educação alimentar e voluntariado entre os praticantes de exercícios físicos em academias de ginástica”, enfatiza Goes. 


Projeto Arroz e Feijão


A mecânica do projeto consiste na doação de arroz e Feijão por praticantes de musculação que tomarem consciência do uso excessivo de suplementos alimentares, como o whey protein. 


O médico explica que a partir de 2gr do suplemento por quilo de peso, há um risco para o organismo, podendo, entre outras coisas, sobrecarregar os rins e prejudicar a saúde como um todo. Além, é claro do desperdício de dinheiro com o consumo além do necessário. 


O arroz e o Feijão são estudados há quatro décadas pela USP de Ribeirão Preto e Unesp Botucatu, que cientificamente evidenciaram que esses são alimentos de excelência no fornecimento de todos os aminoácidos necessários ao organismo humano.


“Estamos montando uma equipe de marketing para produção de áudios e vídeos que serão veiculados em academias de ginástica para chamar atenção dos consumidores de whey protein. Os outros parceiros serão redes de supermercados e instituições beneficentes que farão a entrega dos alimentos doados”, afirma o autor do projeto. 


O objetivo do projeto é de que ao se conscientizarem do uso em excesso de suplementos e economizarem com a compra deles, o valor poupado seja transformado na doação de arroz e Feijão para quem mais precisa – as pessoas que vivem em insegurança alimentar. 


“O IBRAFE, por meio de seu presidente Marcelo Eduardo Lüders, tem nos emprestando sua expertise, auxiliando no projeto. Esperamos cumprir as nossas duas missões - a educacional e o estímulo ao voluntariado, como diz Leandro Karnal não garantiremos o paraíso, mas ajudaremos melhorar o inferno de muita gente”, finaliza Goes. 

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos