MST espanta produtor de Feijão

Por: IBRAFE,

28 de novembro de 2022

Responsive image

Durante o último final de semana, mantive contato com agrônomos e produtores do interior do Paraná. Todos se lembram que, no Paraná, no início do mês de novembro, normalmente já tinha colheita de Feijão. Mas vimos que não houve colheita neste mês. O resumo das conversas foi o seguinte: o que plantou antes do frio e chuva, cerca de 20% foi gradeado e 20% não plantou, o que resultará em 30, talvez 40% a menos. 
Parte de tudo isso, destes 20% que não plantou, volto a insistir, deve-se ao fato de que os produtores não têm segurança. “Se eu planto soja ou milho, a multi que está comigo no contrato vai ajudar a defender o produto. Mas se eu tiver plantado Feijão e os MST da vida invadem, eu estou sozinho para me defender. Daí sou eu, Deus e chumbo”, afirmou um produtor que pediu para não ser identificado. 
Então, não é somente questão de preço. Muitos estão atentos que, lógico que com pouco Feijão, o preço vai subir na gôndola. E agora, para segunda safra? Está mais do que na hora de pensar nisso e, ao que tudo indica,...

Mais
Boletins

Cooperativas se reúnem para debater o Feijão.
25/04/2024

Feijão-preto indo para ração animal
24/04/2024

Primeira safra teria sido mais lucrativa para Feijão-preto
23/04/2024

Preços atrativos motivam mais negócios
22/04/2024

Exportação já beneficia o setor e produtividade tem toda atenção
19/04/2024