+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

Ferramentas e
Funcionalidades

A segurança do programa é construída através da combinação de diversos fatores, os quais compõem o PROTOCOLO SEMENTE LEGAL.

      • Plataforma de Rastreabilidade Segura

A Plataforma de Rastreabilidade Segura para Garantia de Origem e Verificação Externa da Qualidade das Sementes é elaborada para gerenciar todo o programa, onde é realizado as ativações e distribuições de 100% dos produtos das empresas participantes, promovendo a rastreabilidade de toda a cadeia de valor.  É uma solução madura, já em funcionamento em diversos países como Estados Unidos, Itália, Malásia, Paquistão, Brasil entre outros.

      • Etiquetas e Lacres de Segurança

A utilização de ETIQUETAS e LACRES DE SEGURANÇA impressos com tintas especiais de alta tecnologia, com 10 (dez) itens de segurança, visíveis e invisíveis a olho nu, com código único rastreável, impossível de ser falsificada ou replicada com as mesmas características; criando uma identidade única rastreável para cada embalagem.

      • VEQ – Verificação Externa da Qualidade

O programa SEMENTE LEGAL executa a Verificação Externa da Qualidade das Sementes, fazendo visitas surpresas as UBSs, amostrando lotes selecionados automaticamente pela plataforma, enviando as amostras compostas aos laboratórios credenciados junto ao programa Semente Legal e acreditados e credenciados pelo MAPA, que recebem as amostras identificadas de forma que não seja possível identificar a empresa sementeira. A escolha do laboratório é realizada de forma randômica, para que não haja uma frequência de envios consecutivos e, consequentemente, tenha homogeneização das análises realizadas. É realizada por funcionários da CEPTIS Agro, profissionais habilitados junto ao RENASEM, utilizando rotina operacional adequada com ferramentas e dispositivos específicos para cada tipo de cultivar, revestimento e embalagem, seguindo estritamente todas as regras determinadas na RAS 2009 bem como todas as demais leis vigentes para a atividade. Os resultados são comparados com a análise de qualidade declarada pelo fabricante (Termo de Conformidade), utilizando como referência as mesmas regras de fiscalização do MAPA.

A VEQ ainda contempla visitas surpresas as revendas de insumos agrícolas e ao usuário das sementes em caso de solicitação. O Programa incentiva os usuários das sementes que tenham interesse em ter as sementes avaliadas, a entrar em contato com o SEMENTE LEGAL através do e-mail, contato@sementelegal.agr.br.

      • Auditoria

Toda sementeira que aderir ao PROGRAMA SEMENTE LEGAL deverá ser submetida a uma auditoria local para a aplicação do Check-list de verificação previsto no protocolo do programa. Este Check-list tem como objetivo avaliar se a metodologia de produção foi construída obedecendo todas as regras legais, ambientais e de boas práticas de fabricação do setor, que servirão de base técnica para que o PROGRAMA SEMENTE LEGAL ateste a qualidade e garantia de origem dos produtos.  Cada pilar, juntamente com seu respectivo subitem, possui um “peso” na construção do TRUSTSCORE, atribuídos de acordo com a importância de cada questão dentro do âmbito geral do protocolo. Estes registros poderão ser utilizados pela empresa para registro das ações realizadas para atendimento ao ponto de melhoria.

      • App

Desenvolvido para ser a comunicação entre a consumidor e o PROGRAMA SEMENTE LEGAL, o aplicativo traz o poder de verificação dos produtos através da leitura das etiquetas e lacres de segurança, exibindo informações essenciais sobre a qualidade e origem dos produtos, tanto as informações autodeclaradas pelo fabricante quando as informações aferidas pelo programa, podendo ser mais um fator de decisão na compra. O aplicativo também contém um módulo de denúncias, possibilitando ao usuário de sementes um canal seguro para informar qualquer indício de pirataria ou mesmo dúvidas quanto à qualidade e origem dos produtos. O aplicativo é público e gratuito, e está disponível para download nas plataformas IOS e Android nas Google Play e Apple Store.

Através do acesso à área restrita do aplicativo, o time operacional das sementeiras poderá ter acesso à funcionalidades operacionais, como Ativação, Agregação e Distribuição dos produtos, com a facilidade de realizar as leituras das etiquetas ou lacres de segurança diretamente pelo celular (acoplado a um dispositivo logístico que potencializa o poder de escaneamento), facilitando muito as operações nos casos onde o estoque é afastado do escritório central. É possível, inclusive, que a equipe logística realize as distribuições diretamente no local de entrega, uma vez que o motorista pode facilmente realizar essa operação a cada descarga de mercadorias.

Através do acesso à área restrita, também, o proprietário ou gestor da empresa terá acesso à relatórios de inteligência setorial e market share disponibilizadas no dashboard do aplicativo, bem como acesso à Central de Notificações, onde receberá notificações sobre todas as operações realizadas na empresa, como status de pedidos, ativação, distribuição, posição de estoque, pagamentos, comunicações corporativas, dentro outras. Estas informações possibilitarão um acompanhamento muito mais fácil e interativo, agilizando a tomada de decisões estratégicas.

      • Divulgação

O programa SEMENTE LEGAL faz campanha de marketing para conscientização de todos os atores da cadeia de valor, atuando principalmente em associações de clientes das sementeiras, com foco em aumentar a demanda por produtos de origem e qualidade garantida. Com presença constante nas redes sociais, realização de reuniões na ASSOCIAÇÃO convidando os influenciados do setor, veiculação de artigos e anúncios em revista do setor e participação em eventos com realização de palestras.

O Programa se comunica com o mercado através do site www.sementelegal.agr.br. Um espaço dedicado ao mercado de sementes onde é possível encontrar informações sobre diversos cultivares, protegidos e de uso comum.

      • TRUSTSCORE

O Programa SEMENTE LEGAL possui protocolo sustentável e mede aderência das sementeiras que participam do programa. Esta medição é expressa através do índice de confiança TRUSTSCORE, divulgado através do site institucional. Com ele, os usuários de sementes terão mais uma informação para tomar sua decisão de compra.

O TRUSTSCORE é construído a partir de dados coletados na operação do programa, iniciando nas auditorias realizadas na sementeira para aplicação do Checklist, na utilização da plataforma, na Verificação Externa da Qualidade e, não menos importante, na percepção do agricultor sobre os produtos (denúncias via App). O TRUSTSCORE representa um índice de confiança para o usuário, que pode ser utilizado como fator de decisão de compra.

      • Denúncias

O programa SEMENTE LEGAL possui área de inteligência para atuar em caso de reclamações ou denúncias. Esta área tem como objetivo coletar evidências de pirataria ou venda de sementes abaixo do padrão para municiar os órgãos de controle.

Todos os atores da cadeia que compreende a produção, comercialização e utilização de sementes poderão utilizar o Canal de Denúncias do aplicativo SEMENTE LEGAL, informando qualquer suspeita de irregularidade ou pirataria, que serão devidamente registradas, avaliadas e encaminhadas aos órgãos de controle e fiscalização estaduais e federais.