A Austrália exportou 24.951 toneladas de Grão-de-bico e 89.320 toneladas de Lentilhas em julho, de acordo com os dados mais recentes do Australian Bureau of Statistics. O volume de Grão-de-bico caiu 41% em relação às 42.629 toneladas embarcadas em junho, e o Paquistão, com 21.922 toneladas, é de longe o maior cliente.
O Canadá, com 1.487 toneladas, e o Reino Unido, com 658 toneladas, foram o segundo e o terceiro maiores mercados de Grão-de-bico, respectivamente, em julho.
As exportações de Lentilhas em julho aumentaram 79% em relação ao total de junho, de 50.032 toneladas, com a Índia sendo o maior mercado, com 44.465 toneladas, seguida por Bangladesh, com 22.651 toneladas, e Sri Lanka, com 18.522 toneladas.
De acordo com o relatório de escalação de navios da Lachstock Consulting, o embarque de Grão-de-bico da nova safra começará a partir dos dois portos da GrainCorp no centro de Queensland, Gladstone e Mackay, na primeira metade do mês que vem.
Portanto, espera-se que as exportações de Grão-de-bico em agosto e setembro sejam muito baixas para refletir a capacidade limitada de transporte.
A forte concorrência do Canadá e uma grande safra vinda da Austrália parecem ter acabado com a demanda em massa por Lentilhas.
Com informações de Ukr Agro Consult
https://ukragroconsult.com/en/news/australian-chickpea-exports-drop-lentils-surge-in-july/