Colheita do feijão avança nas principais regiões produtoras

Por: AGROLINK - Aline Merladete,

26 de janeiro de 2023

Responsive image

Condições são boas em grande parte das lavouras do Brasil.

Segundo o último boletim disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), à medida que o clima vai permitindo, a colheita avança nas principais regiões produtoras de feijão do país. Há relatos de perdas pontuais em decorrência do excesso de umidade, mas de maneira geral as condições são boas em grande parte das lavouras do Brasil.

Mesmo com o excesso de chuvas, Minas Gerais teve um avanço de 15% na colheita, em comparação ao último monitoramento, atingindo 20% da área colhida até o dia 21 deste mês. Esse excesso de chuvas, trouxe algumas perdas pontuais. Mas, de maneira geral, as lavouras vêm apresentando boas condições. 

Numa situação semelhante ao estado mineiro, em Goiás, a colheita alcança 36% da área total. O clima mais estável permitiu maior avanço das operações, especialmente no Leste goiano. Há registros de perda de qualidade dos grãos devido ao excesso de umidade durante a maturação.

No Paraná, 39% da área está colhida. À medida que a colheita avança, observam-se melhores rendimentos e boa qualidade dos grãos, pois as áreas mais tardias foram menos impactadas pela estiagem do início do ciclo.  No Rio Grande do Sul, foi concluído o plantio do feijão cores e as lavouras seguem em bom desenvolvimento. O feijão preto está principalmente em maturação e colheita. Por outro lado, em Santa Catarina, 20% da área foi colhida e mesmo com registros pontuais de ataques de lagartas e incidência de antracnose, as condições gerais são consideradas boas para a cultura.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/colheita-do-feijao-avanca-nas-principais-regioes-produtoras_475601.html

Mais
Notícias

Colheita da 1ª safra de Feijão avança no Rio Grande do Sul
28/03/2024

As regiões Sul e Nordeste do estado continuam com o processo de colheita

Calor retorna as áreas produtoras de Feijão do Paraná
28/03/2024