Feijão moyashi: o que é e para que serve

Por: Júlia Assef - Ecycle,

28 de novembro de 2023

Responsive image

O Feijão moyashi (Vigna radiata), também conhecido como broto de Feijão e Feijão-mungo, é uma planta leguminosa da família das ervilhas, Fabaceae, nativa da Índia, mas comumente cultivada em regiões da China e várias partes do Sudeste Asiático. Além disso, também é comum em áreas tropicais e subtropicais secas, como partes da África e no Caribe. 

Caracterizado por sua cor verde e um suave gosto adocicado, o Feijão moyashi é comercializado fresco, brotos ou como Feijão seco. Ele é usado, principalmente, na produção de pratos como sopas, curry, panquecas salgadas e até mesmo em sobremesas. 

Para que serve o Feijão moyashi?


Além das inúmeras variedades de receitas que o Feijão moyashi faz parte, ele também possui outros usos na culinária. Ao ser triturado, por exemplo, o Feijão seco oferece uma farinha comumente utilizada na produção de pães e um macarrão específico da cultura asiática. 

Congelados, os feijões fazem parte de sobremesas em diversos países do continente asiático. Os brotos do Feijão são colhidos após alguns dias de crescimento e consumidos crus ou cozidos e refogados. 

Nutrição 


Uma porção de 202 gramas de Feijão moyashi oferece: 

Calorias: 212;
Gordura: 0,8 gramas;
Proteína: 14,2 gramas;
Carboidratos: 38,7 gramas;
Fibras: 15,4 gramas;
Manganês: 30% de Ingestão Diária Recomendada (IDR);
Magnésio: 24% da IDR;
Vitamina B1: 22% da IDR;
Fósforo: 20% da IDR;
Ferro: 16% da IDR;
Cobre: ​​16% da IDR;
Potássio: 15% da IDR;
Zinco: 11% da IDR;
Vitaminas B2, B3, B5, B6 e selênio.
Porém, ele possui ainda mais nutrientes importantes para o organismo, incluindo grandes quantidades de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B são essenciais para a saúde, auxiliando em diversas funções do corpo. De fato, segundo o USDA, o Feijão moyashi é rico em vitamina B9, também conhecida como folato, oferecendo cerca de 625 microgramas do nutriente em uma porção de 100 gramas do legume. 

Entretanto, é importante notar que, muitas vezes esse legume é consumido em broto, o que altera a composição nutricional do Feijão. 

Benefícios do Feijão moyashi


Conheça alguns dos diversos benefícios oferecidos pelo Feijão moyashi: 

Rico em antioxidantes


O Feijão moyashi é um alimento rico em antioxidantes como o ácido fenólico, flavonoides, ácido cafeico e ácido cinâmico. Os antioxidantes são compostos naturais que ajudam a neutralizar o efeito de radicais livres — moléculas que, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde, contribuindo para problemas como a inflamação, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. 

Pesquisas sobre o alimento comprovam que a sua versão em broto pode ter um conteúdo seis vezes maior do que o Feijão moyashi tradicional em antioxidantes.  

Pode promover a perda de peso


Assim como outros alimentos ricos em fibras alimentares, o Feijão moyashi pode auxiliar na perda de peso. Isso se dá às propriedades específicas das fibras alimentares, que promovem a boa digestão, evitam que se coma demais através de uma melhor sensação de saciedade e, consequentemente, reduzem o apetite. 

Adicionalmente, o Feijão promove a digestão do organismo pois contribui para uma movimentação saudável do trato intestinal. Isso se dá ao conteúdo de uma fibra solúvel específica do alimento — conhecida como pectina. 

Pode ser benéfico na gravidez


Gestantes são instruídas a adicionar alimentos ricos em folato na dieta, uma vez que o nutriente pode prevenir defeitos congênitos do cérebro (anencefalia) e da coluna vertebral (espinha bífida) do bebê. Entretanto, a maioria das gestantes não recebem folato suficiente. 

A partir disso, em 2002, a Anvisa criou uma regulamentação aprovada pelo Ministério da Saúde que previa a fortificação de farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico. Em 2017, esse decreto foi atualizado para conter a quantidade necessária da vitamina como estipulado pela OMS.

No entanto, o Feijão moyashi possui, naturalmente, uma grande quantidade de folato, que pode ajudar na prevenção de possíveis problemas gestacionais. 

Fonte: https://www.ecycle.com.br/feijao-moyashi/

Mais
Notícias

A revolução dos biológicos na agricultura: Enfrentando os desafios climáticos
21/02/2024

Produtos biológicos inovadores tem impactado positivamente a produtividade das lavouras, especialmente no enfrentamento aos desafios climáticos

Feijão carioca: variedade tem origem paulista e é o preferido do brasileiro
21/02/2024

Desde a década de 1970 até os dias atuais, 58 novas variedades de Feijão foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico