O governo indiano incentiva os importadores de pulses de Mianmar a utilizar o sistema de pagamento direto em rupias e kyats.

Por: Sandip Das,

16 de abril de 2024

Responsive image

Em 2023, a Índia importou 2,98 milhões de toneladas de leguminosas, incluindo 1,51 milhão de toneladas de lentilhas, 0,77 milhão de toneladas de tur (ou Feijão Guandu) e 0,59 milhão de toneladas de urad (Feijão-preto), principalmente de países como Austrália, Canadá, Mianmar, Moçambique, Tanzânia, Sudão e Malawi.

No sábado, o governo pediu aos importadores da Mianmar para usarem o mecanismo de comércio Rupee-Kyat para agilizar as importações de leguminosas, como tur (Feijão Guandu) e urad (Feijão-preto). De acordo com um comunicado oficial, os importadores foram orientados a utilizar o sistema de pagamento direto Rupee-Kyat por meio da Conta Vostro Especial de Rúpias (SRVA) através do Banco Nacional do Punjab (PNB).

O comunicado afirmou que o pagamento direto é aplicável tanto para comércio marítimo quanto para comércio de fronteira, bem como para serviços. Isso reduziria os custos associados às conversões de moeda e eliminaria as complexidades relacionadas às taxas de câmbio, ao eliminar a necessidade de múltiplas conversões de moedas. O Banco Central da Mianmar em 26 de janeiro de 2024 divulgou diretrizes para procedimentos de pagamento sob a SRVA através do PNB e do banco UAB.

Em 2021, a Índia firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com Mianmar para a importação de 0,25 milhão de toneladas (MT) de urad (Feijão-preto) e 0,1 MT de tur (Feijão Guandu) por ano, respectivamente, até 2025, por meio de comércio privado.

A secretária de Assuntos do Consumidor, Nidhi Khare, discutiu os problemas em torno das importações de leguminosas de Mianmar com a Missão Indiana em Yangon, à luz das taxas de câmbio revisadas e dos estoques mantidos por importadores em Mianmar, de acordo com uma declaração oficial.

Enquanto isso, o governo, no início da semana, havia afirmado que comerciantes, importadores, moinhos e estoques teriam que declarar os estoques desses itens a partir de 15 de abril. O governo suspeita que uma quantidade substancial de leguminosas importadas esteja armazenada em armazéns alfandegários.

Os estados e territórios da União também foram solicitados a implementar a divulgação semanal de estoques por todas as entidades detentoras de estoques e verificar os estoques declarados por elas.

O departamento de assuntos do consumidor também alertou que qualquer pessoa envolvida em negociações futuras de leguminosas seria tratada com firmeza de acordo com várias disposições da Lei de Bens Essenciais.

A inflação ao consumidor em leguminosas diminuiu marginalmente para 17,71% em março, de 18,9% em fevereiro de 2024, enquanto a variedade arhar de leguminosas relatou um aumento de preços de 33,54%. A inflação em leguminosas tem estado em dois dígitos nos últimos meses.

O governo tem tomado várias medidas para melhorar o abastecimento interno por meio da liberalização das importações.

Em 2023, a Índia importou 2,98 milhões de toneladas de leguminosas – 1,51 milhão de toneladas de lentilha, 0,77 milhão de toneladas de tur (Feijão Guandu) e 0,59 milhão de toneladas de urad (Feijão-preto) – principalmente da Austrália, Canadá, Mianmar, Moçambique, Tanzânia, Sudão e Malawi.

Fonte: https://www.financialexpress.com/policy/economy-govt-urges-pulses-importers-from-myanmar-to-use-rupee-kyat-direct-payment-system-3456120/

 

Mais
Notícias

10º Fórum do Feijão acontecerá em outubro em Brasília
29/04/2024

IBRAFE inicia a divulgação do maior evento da cadeia de Feijão e Pulses no país

Índia prevê compra de US$ 1 bi em Feijões e Pulses do Brasil
26/04/2024

Negociações aconteceram durante o SuperFoods Summit Brazil e representam aumento de quase 10% no volume total da balança comercial