Preços das Pulses em Alta: Taxas do Tur Dal aumentam mais de 10% em 1 mês; governo intervém

Por: ET Now Digital,

16 de abril de 2024

Responsive image

Preços das Pulses em Alta: O secretário de Assuntos do Consumidor também afirmou que os estoques de leguminosas em armazéns localizados em portos importantes e em centros industriais devem ser verificados de tempos em tempos, e "ações rigorosas devem ser tomadas contra as entidades detentoras de estoques que forem encontradas reportando informações falsas no portal de divulgação de estoques".

As leguminosas são uma parte integrante da dieta indiana, e entre as leguminosas, as ervilhas amarelas são amplamente consumidas em todo o país. Após relatos de que as ervilhas amarelas não estavam chegando ao mercado, os governos estaduais foram orientados a intensificar a vigilância para garantir que as ervilhas amarelas cheguem ao mercado.

A falta de disponibilidade está impulsionando os preços do dal de tur para cima. Representantes da indústria de processamento de leguminosas afirmam que estão enfrentando escassez de suprimento de tur cru para converter em dal de tur. Segundo um relatório do Economic Times, os preços do dal de tur aumentaram mais de 10% em menos de um mês. A secretária de Assuntos do Consumidor, Nidhi Khare, em 10 de abril, orientou os governos estaduais a intensificarem a vigilância dos estoques de leguminosas, especialmente das ervilhas amarelas importadas, de acordo com um relatório da Press Trust of India.

O aumento da vigilância deve entrar em vigor a partir de 15 de abril, como parte da vigilância, a declaração semanal de estoques das entidades que detêm estoques será imposta. Khare também se reuniu virtualmente com importadores, autoridades alfandegárias, representantes estaduais e outras partes interessadas na indústria de leguminosas. A secretária também afirmou que os estoques de leguminosas em armazéns localizados em portos importantes e centros industriais devem ser verificados periodicamente e "medidas rigorosas devem ser tomadas contra entidades que detêm estoques e que sejam encontradas relatando informações falsas no portal de declaração de estoques".

Após se reunir com representantes da indústria, a secretária informou os estados e territórios da União sobre a necessidade de intensificar a vigilância sobre a posição dos estoques e tendências de preços em relação às leguminosas para prevenir o acúmulo excessivo e manipulação de mercado, de acordo com uma declaração oficial.

A secretária de Assuntos do Consumidor também afirmou que, além das cinco principais leguminosas — tur, urad, chana, masur e moong —, os governos estaduais foram orientados a monitorar a posição dos estoques de ervilhas amarelas importadas. A importação de ervilhas amarelas foi autorizada de 8 de dezembro de 2023 até 30 de junho de 2024, para aumentar a disponibilidade geral de leguminosas. A secretária de Assuntos do Consumidor também disse que os estoques de tur, urad e masur com importadores devem ser monitorados para garantir um lançamento suave e contínuo no mercado, conforme declaração.

Enquanto isso, importadores e atores da indústria foram instruídos a declarar seus estoques de leguminosas, incluindo ervilhas amarelas importadas, semanalmente, afirmou a secretária, acrescentando que, nesse sentido, o relatório também mencionou que o Departamento de Assuntos do Consumidor reformulou o portal de declaração de estoques para incluir ervilhas amarelas e também grandes redes varejistas como entidade. Khare também disse que foi constatado que tur importado e ervilhas amarelas estavam parados em armazéns alfandegários e não estavam chegando ao mercado. A Índia depende da importação de leguminosas para suprir as carências domésticas. A produção de tur e chana deve ser ligeiramente menor durante o ano agrícola de 2023-24 (de julho a junho), de acordo com a segunda estimativa avançada de grãos alimentícios do Ministério da Agricultura.

Fonte: https://www.etnownews.com/news/pulses-price-rising-tur-dal-rates-up-more-than-10-in-1-month-govt-intervenes-article-109210583

Mais
Notícias

10º Fórum do Feijão acontecerá em outubro em Brasília
29/04/2024

IBRAFE inicia a divulgação do maior evento da cadeia de Feijão e Pulses no país

Índia prevê compra de US$ 1 bi em Feijões e Pulses do Brasil
26/04/2024

Negociações aconteceram durante o SuperFoods Summit Brazil e representam aumento de quase 10% no volume total da balança comercial