Reino Unido - Colheita precoce e seca extrema no Reino Unido levantam temores de escassez de Ervilhas

Por: Informações de BBC News,

7 de agosto de 2025

Responsive image

Reino Unido - Agricultores britânicos temem que uma colheita antecipada e uma produtividade drasticamente reduzida resultem em escassez de Ervilhas nos supermercados. A preocupação se deve aos longos períodos de sol e clima seco que levaram à colheita mais precoce em 14 anos no país.

A União Nacional de Agricultores (NFU) informou que produtores de Ervilhas em Lincolnshire, Norfolk, Suffolk e East Yorkshire registraram uma queda de até 30% na colheita e no processamento do produto neste ano. Um agricultor de Louth chegou a dizer que essa queda na produtividade "poderia resultar em escassez".

De acordo com o Met Office, a agência meteorológica do Reino Unido, a Inglaterra teve a primavera mais seca em mais de um século, seguida pelo mês de junho mais quente já registrado. O calor intenso retirou a umidade do solo, especialmente em áreas que vivenciaram três ondas de calor em rápida sucessão entre junho e julho.

Henry Moreton, presidente regional da NFU em Lincolnshire, destacou a gravidade da situação. "As plantações estão secando e morrendo por causa do calor extremo e da falta de umidade", afirmou. "A costa leste é a principal região para o cultivo de Ervilhas-de-vara. É uma terra boa e bem drenada, onde as Ervilhas gostam de crescer. Mas não está com uma boa aparência no momento. Nunca vi as Ervilhas brotarem tão cedo. As Ervilhas britânicas estarão em falta este ano e, a menos que a chuva faça algo realmente surpreendente, vamos enfrentar escassez."

Produtores alertam para queda drástica na colheita

Ian Watson, gerente de operações da Stemgold Peas, que trabalha com 45 fazendas em Lincolnshire, revelou que o período de colheita, que normalmente vai de meados de junho a final de agosto, começou em 4 de junho neste ano, "o que é incrivelmente cedo". A empresa, que geralmente produz cerca de 6.000 toneladas de Ervilhas por ano, enfrentou desafios desde o início.

"Estamos vendo colheitas muito, muito escassas", disse Watson. "Os solos estão muito secos, duros e difíceis de trabalhar. As plantas estão tão estressadas que o número de Ervilhas em uma vagem caiu mais da metade, de até 10 para 'duas Ervilhas grandes e redondas, e o resto murchou e morreu'. Em alguns casos, vamos realmente perder colheitas."

Ele acrescentou que o problema não está isolado na região. "Eles estão encontrando a mesma coisa mais ao sul, em Norfolk e no leste de Suffolk. Estão passando por momentos ainda piores do que nós."

Tom Screeton, técnico agrícola sênior da Birds Eye, explicou que a seca fez as Ervilhas amadurecerem mais rápido do que podiam ser colhidas. A empresa, que trabalha com mais de 250 produtores e normalmente colhe 35.000 toneladas de Ervilhas por ano, enfrentou desafios logísticos. "Temos um período de duas horas e meia para levar as Ervilhas do campo até o congelamento. O fato de todo esse processo ter ocorrido muito mais rápido tem sido um grande desafio."

Apesar das dificuldades, a gerente de qualidade da Birds Eye, Michelle Lawrie, notou uma curiosidade. "A doçura depende do clima. Este ano, em particular, tivemos muito sol, então as Ervilhas estão excepcionalmente doces."

Soluções para um futuro de clima extremo

Diante da imprevisibilidade do clima, as empresas já buscam alternativas. No ano passado, uma primavera chuvosa dificultou o plantio, resultando em uma colheita mais longa com Ervilhas imaturas.

Screeton acredita que a solução para o futuro está no desenvolvimento de variedades mais robustas. "Poderemos trabalhar no desenvolvimento de variedades mais tolerantes à seca e resistentes ao estresse. É um processo contínuo, mas, fundamentalmente, com a mãe natureza, estamos à mercê dos elementos e temos que administrar isso da melhor maneira possível."

Com informações de BBC News

https://www.bbc.com/news/articles/c9dg2ll5172o

Mais
Notícias

Canadá – Aumento marginal na oferta de Ervilha canadense enfrenta desafios de exportação
12/08/2025

Preço da Ervilha seca deve diminuir devido ao aumento da oferta doméstica e à crescente produção global

Bolha do Gergelim estoura após crescimento explosivo
11/08/2025

O Gergelim ganhou popularidade entre pequenos produtores devido ao baixo custo de produção e ao ciclo curto de colheita, que varia entre 100 e 120 dias