Moscou, Rússia – A Rússia está a caminho de estabelecer um novo recorde em sua produção de grãos em 2025, impulsionada por um aumento significativo nas áreas plantadas. A previsão otimista foi compartilhada por Dmitry Rylko, Diretor Geral do Instituto de Estudos de Mercado Agrícola (IKAR).
"Acreditamos que a área plantada com grãos atingiu um nível recorde. Podemos até estar subestimando as Lentilhas. E achamos que veremos um recorde significativo de produção de Pulses nesta temporada", afirmou Rylko.
De acordo com a projeção do IKAR, a produção russa de grãos em 2025 é estimada em 6,8 milhões de toneladas, incluindo 4,7 milhões de toneladas de Ervilhas. Este volume superaria o recorde anterior de 5,9 milhões de toneladas, registrado em 2023, ano em que as Ervilhas também representaram 4,7 milhões de toneladas. Em 2024, a produção total foi de 5,4 milhões de toneladas, com 3,8 milhões de toneladas de Ervilhas.
Desafios Regionais e Potencial de Compensação
Apesar do cenário positivo, Rylko não descartou a possibilidade de uma redução na previsão de produção de Ervilha. "Se observarmos a produção atual em três regiões voltadas para a exportação — o chamado Triângulo Dourado de Krasnodar, Rostov e Stavropol — podemos ver que a produção de Ervilhas ali está abaixo do recorde de 2023 em cerca de 350.000 a 400.000 toneladas. E isso é bastante", explicou.
No entanto, o analista observou que esse déficit poderia ser compensado por áreas plantadas em outras regiões, como o Krai de Altai e a região de Tambov, o que manteria a perspectiva geral de alta produção.
Expansão da Área Cultivada Os especialistas do IKAR estimam que a área total plantada com grãos em 2025 atingirá um recorde de 4,2 milhões de hectares. Desse total, 2,4 milhões de hectares serão dedicados a Ervilhas, 0,9 milhão de hectares a Grão-de-bico e 0,7 milhão de hectares a Lentilhas. Em 2024, a área total cultivada era de 3,8 milhões de hectares, com 2,3 milhões de hectares de Ervilhas, 0,8 milhão de hectares de Grão-de-bico e 0,6 milhão de hectares de Lentilhas.
A projeção de um novo recorde na produção de grãos russa em 2025 sublinha a crescente importância do país no mercado global de alimentos.
Com informações de APK Inform
https://www.apk-inform.com/en/news/1549339