Ancara - A produção de Lentilhas vermelhas na Turquia deve sofrer um declínio acentuado este ano. A estimativa inicial da safra para 2025, divulgada pelo Instituto de Estatística da Turquia com base em dados do Ministério da Agricultura, aponta uma queda de 16%, passando de 405.000 toneladas em 2024 para 340.000 toneladas em 2025.
Condições climáticas extremas estão se mostrando um desafio para a safra de Lentilha vermelha. Em Manisa, a precipitação tem sido baixa nas últimas quatro semanas. Em Antália, condições desfavoráveis estão colocando o cultivo em risco devido a um período de seca. A falta de chuva também gera preocupações em Afyon.
No entanto, comerciantes do sudeste da Anatólia, região responsável por mais de 90% da produção de Lentilhas da Turquia, ignoram tais relatos. Lá, a área plantada é semelhante à do ano passado e as condições climáticas são supostamente favoráveis. A colheita já está em andamento. O problema, contudo, é a ausência de estoques remanescentes da safra de 2024, o que significa que os preços iniciarão a temporada em patamares elevados, flutuando conforme a demanda de exportação.
Proibição de exportação é decisiva para Lentilhas verdes
As projeções para a produção de Lentilhas verdes estão 3% abaixo das do ano passado, totalizando 69.000 toneladas. Essa redução se deve à proibição de exportação imposta pelo governo no ano passado, que provocou uma queda nas vendas e, consequentemente, na área plantada. A colheita começará em julho e será concluída em agosto. Os interessados estão atentos aos anúncios governamentais sobre a proibição de exportação. Os preços certamente irão disparar na segunda metade da temporada, caso a proibição seja suspensa, pois isso estimulará a demanda de exportação e as atividades do mercado.
Com informações de Mundus Agri
https://www.mundus-agri.eu/news/lentils-sharp-decline-expected-turkey.n35218.html