+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 99137-1831

|

@ibrafe.org

O que é Rastreabilidade (Traceability) na
Cadeia de Feijão, Pulses & Colheitas Especiais

O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) está completando 15 anos em 2021. Em um período marcado por dificuldades e incertezas mundiais, a luta pela cadeia produtiva do Feijão permanece mais forte do que nunca, com total foco, dedicação e a certeza de que unidos conquistaremos dias melhores.

A garantia da segurança alimentar se tornou um problema ainda mais relevante na pauta de lutas do IBRAFE e várias frentes foram acionadas para que esse grave problema não tome proporções ainda maiores. Após todos esses anos de vivências, o objetivo do IBRAFE permanece o mesmo – seguir trabalhando sempre em prol da cadeia produtiva do Feijão e Pulses, auxiliando no aumento da segurança para produzir e vender.

Com este intuito, por meio de produzir e vender com qualidade, o IBRAFE começou com uma de suas frentes, a Rastreabilidade. A Rastreabilidade nada mais é do que alinhar o sementeiro, o produtor, o beneficiador, o empacotador, o distribuidor, o atacado, o varejo, e todos os outros atores da cadeia com as Boas Práticas Agropecuárias, levando um produto seguro para o consumidor, através de uma tecnologia que otimiza o modo de trabalho. Uma gestão que resulta em uma garantia de produto seguro humano e ambiental e, que também favorece à exportação.​

Levando-se em consideração que a semente é o principal insumo agrícola e que o uso de uma semente de alta qualidade assegura um maior vigor, uniformidade, rendimento e saúde da lavoura, a utilização de sementes certificadas é a primeira e mais importante decisão da safra. Isso intensifica o potencial genético da semente e contribui para a preservação da biotecnologia no campo. Sementes de qualidade em geral implicam em maior produtividade, alimentos de melhor qualidade e maior disponibilidade de alimentos para consumo.

Com essa preocupação assinamos contrato de parceria com a empresa CEPTIS Agro, para disponibilizar o programa de rastreabilidade segura, SEMENTE LEGAL, para os sementeiros de Feijão, Pulses & Colheitas Especiais, o qual será um diferencial competitivo no mercado de sementes, além de auto regulamentar o setor e combater a pirataria. Nosso primeiro passo frente a rastreabilidade completa que almejamos para a cadeia como um todo.

O Semente Legal tem por objetivo reduzir a comercialização de sementes piratas e aumentar os padrões de qualidade do processo produtivo. Por meio da garantia da origem e verificação da qualidade das sementes produzidas e distribuídas nacional e internacionalmente, de modo que sementeiros, revendedores, distribuidores e os agricultores poderão contar com o Selo Semente Legal. É uma rastreabilidade segura que conta com uma verificação externa da qualidade (VEQ) e será um diferencial competitivo no mercado de sementes de Feijão em todo o país.

Para o agricultor, servirá como uma ferramenta confiável para auxiliar a decisão de compra de sementes, onde possa haver uma garantia de origem e qualidade assegurada por um protocolo imparcial e independente, que traga uma confiança muito além dos programas de qualidade autodeclaradas utilizadas atualmente.

Dentre a espécie mais pirateadas no Brasil, no primeiro lugar está o Feijão, com 90%, seguido do arroz, num valor bem abaixo, de 44%. Isto traz risco ao campo tais como a ausência de qualquer garantia do produto adquirido; disseminação de pragas e doenças, entre regiões e entre propriedades rurais; introdução de pragas e doenças quarentenárias inexistentes no Brasil; perda de rendimento e de lucratividade nas principais culturas; e risco financeiro ao agricultor, visto que a lavoura não pode ser segurada. Isso também causa riscos ao desenvolvimento tecnológico, impacto negativo na oferta de novas tecnologias e estagnação e redução da produtividade e produção. A estimativa de prejuízos causados no Brasil chega a R$ 2,44 bilhões /ano. Sabemos que há uma mudança real que precisa começar hoje e agora!

Fontes:

ABRASEM. Piratarias de Sementes: ilegalidades de A a Z. [S.I.] 1ª Edição. 2019. Disponível em: <Pirataria-de-sementes-de-A-a-Z-1.pdf (abrasem.com.br)> Acesso em: 15 mai. 2021.





RASTREABILIDADE
NOTÍCIAS

Título da Notícia

Fórum reúne cadeia nacional de abastecimento para discutir ESG
17.06.2021

A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) realiza nesta quinta-feira, 17, o 1.º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que discutirá práticas ESG...

Ler Mais
Título da Notícia

SEMENTES: PRODUTORES DE FEIJÃO VÃO LANÇAR PROGRAMA DE QUALIDADE E CONTRA PIRATARIA
27.05.2021

São Paulo, 25/05/2021 - A Ceptis Agro, líder em tecnologia de tintas de segurança, autenticação, rastreabilidade, e o Instituto Brasileiro do Feijão...

Ler Mais
Título da Notícia

Programa vai garantir a origem e verificar a qualidade das sementes de Feijão no Brasil
27.05.2021

Parceria entre a Ceptis Agro e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) lança dia 27/05 (quinta-feira) solução que diferencia os...

Ler Mais