+55 (41) 3107-3344

|

+55 (41) 3779-4454

|

@ibrafe.org

Sobre
o Ibrafe

O Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE – é a única entidade que representa e desenvolve os interesses da Cadeia Produtiva do Feijão e dos Pulses e, também, reúne os maiores apaixonados pela cultura do Feijão.

O IBRAFE tem por finalidade o acesso, a centralização, o estímulo e a divulgação da ciência e da tecnologia que beneficiem a cadeia do Feijão. Para isso, inspira e incentiva a pesquisa científica e a tecnológica, norteia e divulga pesquisas agronômicas, reivindica apoio para o setor junto a órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, apoiando seus associados com um sistema integrado de informações de mercado, organiza cursos, seminários, fóruns, etc. que promovem produção e consumo, apoia e é um dos fundadores do CBFP – Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses –, além de outras ações. Desde os setores de pesquisa até o consumidor final, o IBRAFE busca fortalecer todos os elos da cadeia do Feijão no Brasil.

O IBRAFE surgiu da necessidade do setor feijoeiro ter uma interlocução que atuasse em seu favor. Uma de suas primeiras conquistas foi a redução do ICMS sobre o Feijão, chegando a 1% em alguns estados e até mesmo a zero em outros. Esse incentivo fiscal foi o primeiro passo de muitos em direção às melhorias para a cadeia. Atualmente, sua atuação tem se estendido aos demais Pulses: ervilha, lentilha e grão-de-bico.

Em busca de fortalecer toda a cadeia produtiva de Feijão no Brasil, o IBRAFE tem trabalhado junto aos representantes do setor na busca de soluções e incentivos para que todos sejam fortalecidos: pesquisadores, produtores, sementeiras, empacotadores, exportadores, varejo, entre outros, com discussões sobre questões agronômicas, investimentos, cultivo de variedades, novos insumos, incentivo ao consumo, entre outros.

Recentemente, o IBRAFE tem se envolvido na divulgação dos demais Pulses no Brasil, incentivando seu consumo, difundindo seus benefícios, apoiando a produção de grão-de-bico nacional, além de intensificar a divulgação do Feijão e sua diversificação.

Nossa
Missão

Apoiar, promover e divulgar a produção e o consumo de Feijão e Pulses no Brasil por serem fontes de saúde e de riqueza, resgatando, em especial, o orgulho do brasileiro no consumo do alimento que mais o representa no exterior: o Feijão.

Nossos
Valores

INFORMAÇÃO: É a informação que auxilia a tomada de decisão quanto à produção e à comercialização dos Pulses, resultando em safras mais produtivas e geração de riquezas.

TROCA DE IDEIAS: Assim como o Feijão reúne família e amigos ao redor de uma mesa, reúne também profissionais envolvidos na cadeia produtiva. Não há mais lugar para o profissional isolado. Todos precisam trocar ideias para poder desenvolver seu trabalho com alta eficiência.

PREÇO JUSTO: O Brasil é um país-continente e cada região tem sua peculiaridade. O preço do Feijão não pode ser manipulado por uma única região. É preciso um Preço Nacional do Feijão, com especificações regionais.

GASTRONOMIA: “A gente não quer só comida”, quer comida, cultura e arte gastronômicas. O Feijão reúne tudo isso, conta histórias de um povo único e diversificado, o brasileiro. O Feijão permite criações inusitadas na culinária. É só ousar…

TECNOLOGIA: Foi-se o tempo de arriscar a sorte. A tecnologia pode e deve ser usada a favor não só da produção, mas também da comercialização do Feijão. Onde tem Feijão? É o Feijão que preciso? Qual será o melhor preço? Isso e muito mais pode estar no celular, na palma de sua mão.

Nossos
Parceiros

Feijão Pé Vermelho
Coperaguas
Prisma
Arbaza
Bocaiúva Alimentos
Camil
Castrolanda
Coperaguas
Dassoler Agronegócios
Feijão Caldão
Syngenta
Urbano