Agricultores de feijão conhecem plataforma digital desenvolvida para a comercialização da produção

Por: Jornal Regional Notícias edição 474,

23 de dezembro de 2022

Responsive image

Evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Itararé

O Sindicato Rural de Itararé, contando com apoio da Agropecuária Ponte Alta e do Instituto Brasileiro do Feijão - IBRAFE, realizou encontro com agricultores de Itararé sob o tema “Impacto da Digitalização no Mercado do Feijão”. Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma digital eBarn, único aplicativo dedicado a comercialização digital dos diferentes grupos de feijões. Esta ferramenta permite conectar produtores, agentes locais e indústrias do setor em um novo ambiente de negócios, que amplia o acesso ao mercado além de trazer agilidade, segurança e transparência nas negociações. O aplicativo está disponível para celulares androids e ios e já está sendo utilizado por produtores e indústrias de diferentes regiões do país.
Para operar no ambiente digital, produtor e comprador recebem selos de autenticidade, garantindo a segurança das negociações. O procedimento é simples e, na prática o produtor disponibiliza foto amostral do lote, acompanhado de informações parametrizadas pelo mercado. Com base nessas informações, a indústria apresenta sua posição de compra. Realizada a negociação, um contrato é gerado pelo próprio aplicativo, o qual permite a autenticação eletrônica.
Todos os players envolvidos no processo de comercialização e logística são previamente autorizados pela plataforma. Marcelo Luders, presidente do IBRAFE, destacou a importância da plataforma como veículo de integração de produtores e compradores das mais diferentes regiões geográficas e que ainda permite dar visibilidade a produtores de feijões especiais. Nesse segmento, destacou também o crescimento da demanda internacional por variedades de feijões ainda pouco difundida no Brasil, mas que não passam despercebidas de renomadas instituições de pesquisa como o IAC e a Embrapa, que já disponibilizam para a cadeia produtiva diversas variedades de sementes de feijões especiais. Atento a estas oportunidades os irmãos Frederik Wolters e Marian Wolters, proprietários da Agropecuária Ponte Alta e também apoiadores do Sindicato neste evento, já vem estudando com apoio do IBRAFE, a viabilidade de incluir no leque
de produção da Ponte Alta os feijões especiais como mais uma importante alternativa econômica.
Ana Karina Nunes, presidente do Sindicato Rural de Itararé, frisou a importância de eventos dessa natureza e do posicionamento do Sindicato Rural como agente de desenvolvimento e percursor de estratégias na consolidação de parcerias institucionais visando o desenvolvimento de ambientes favoráveis para o fortalecimento do agronegócio local.


Nossa equipe de reportagem entrevistou Ronan Oliveira, que nos falou um pouco sobre este impacto da tecnologia no agronegócio, acompanhe:
RN - O que foi tratado neste seminário realizado hoje no Sindicato Rural?
Ronan - Falamos sobre os desafios que envolvem a negociação de feijão, tais como a dificuldade de se conectar ao mercado comprador; informalidade e insegurança no momento de celebrar um acordo; e também falamos sobre as oportunidades geradas através da tecnologia.
RN - A tecnologia já chegou ao agro. Isso agora é uma realidade?
Ronan - Sim e das mais diversas formas. Diversos tipos de aplicação de soluções via
drones e automação embarcada nas máquinas por exemplo, são exemplos claros do uso da tecnologia em favor da maior precisão no campo. Nossa tecnologia também visa ajudar os agricultores, porém na etapa de informação, relacionamento e negociação.
RN - O que isso impacta no agro e na produção da Fazenda Ponte Alta? 

Ronan - Maior assertividade, principalmente na estratégia de comercialização.
RN - Qual a importância hoje de estar antenado com as novas tecnologias para a produção?
Ronan - Acredito que o primeiro passo deve ser dado em direção ao mercado, cada vez mais digital. Uma comunidade de bons negociadores cresce e se fortalece a cada novo membro e isso gera novas oportunidades através das conexões. Convidamos a fazer parte. Acessem: app.ebarn.com.br e saibam mais sobre as ferramentas disponíveis.

 

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos