Maior área irrigada evitaria disparada de preços do Feijão

Por: IBRAFE,

15 de janeiro de 2024

Responsive image

Há culpados pela recente alta do valor do Feijão? Acredito que não diretamente, mas sim indiretamente. E quem seria responsável pelo baixo estoque de Feijão atualmente? Todos aqueles que fazem parte da burocracia que impede o aumento da área irrigada na terceira safra. Compreendemos que a autorização para barramento e uso de águas do subsolo não pode ser realizada de forma precipitada, mas pode e deve ser agilizada.

Todos no setor agrícola podem argumentar com qualquer pessoa que teríamos mais alimentos se houvesse maior rapidez na liberação de outorgas e se os problemas relacionados à energia elétrica fossem resolvidos.

Nos últimos anos, reduzimos a área plantada de Feijão na primeira safra. Está correto o produtor se a soja se encaixa melhor no plantio dessa época e, além disso, a cultura é menos sensível às intempéries, então, que se plante soja. No entanto, é necessário planejar a produção e o carregamento do estoque de Feijões irrigados para consumo nesse período, até a colheita da segunda safra. Esse período até lá será marcado por oscilações nos preços pagos nas fontes, mais ou menos. Hoje, os membros do Clube Premier estão recebendo um vídeo com o cenário de estoque e consumo estimado até o mês de maio. Acredito que examinar atentamente o cenário desde agora até lá permitirá que tomem as decisões mais acertadas neste momento tenso do mercado. Fiquem atentos tanto se têm produto, vão colher ou vão plantar.

Em maio e junho, ouviremos produtores exclamando que o Feijão é terrível, pois plantaram com preço elevado e os preços naquele momento, se o clima colaborar, estarão em queda rápida. Se você ainda não faz parte do Clube Premier e é profissional do setor de Feijão, seja produtor ou empacotador, faça parte do grupo que reúne os maiores produtores e empacotadores do Brasil. Se não fosse bom, não estariam neste grupo profissionais conhecidos pelo sucesso que têm no setor.

Mais
Boletins

Cooperativas se reúnem para debater o Feijão.
25/04/2024

Feijão-preto indo para ração animal
24/04/2024

Primeira safra teria sido mais lucrativa para Feijão-preto
23/04/2024

Preços atrativos motivam mais negócios
22/04/2024

Exportação já beneficia o setor e produtividade tem toda atenção
19/04/2024