Movimento Pró-Feijão - tudo começará com o Fórum do Feijão

Por: IBRAFE,

14 de setembro de 2023

Responsive image

É consenso que os preços praticados neste momento para o Feijão-carioca são lastimáveis. Vai ano e vem ano e a bipolaridade do mercado vai se agravando. Preços recordes no primeiro semestre são agora substituídos pelos piores preços desde 2020 ao produtor.

É por este motivo que o Fórum do Feijão, que ocorrerá na próxima semana em Brasília, precisa da sua presença. O raciocínio é simples: o novo governo foi pressionado pela inflação dos preços dos Feijões no primeiro semestre, e todos nós seremos afetados pelas decisões que estão sendo tomadas lá. O setor Feijoeiro será fortemente impactado pelas decisões e políticas a serem implementadas para enfrentar os constantes contratempos e pressões, ora do produtor, ora do consumidor.

Precisamos mais do que nunca construir, juntos com os gestores públicos, uma política de abastecimento que seja capaz de trazer menor volatilidade nos preços para produtores e consumidores. Sabemos o que significa Feijão a R$ 180/190 para o produtor. De outro lado, os consumidores estão migrando aos milhões definitivamente para outras opções de alimentos mais baratos e prejudiciais à saúde. Não há mais tempo a perder. Há grande sensibilidade ao tema e grande receptividade do Ministério da Agricultura, MAPA do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, MDS e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, MDA.

Portanto, vamos propor um Movimento Pró-Feijão. Identificamos as verticais mais importantes para o setor. Elas contemplam tudo que o setor produtivo precisa para manter o país abastecido com os Feijões e catapultar o setor no mercado mundial, a exemplo de soja, milho, café, carnes e tantos outros como um dos maiores exportadores do mundo, com o mercado interno bem abastecido. Em 17 anos, o IBRAFE participou da confecção de agendas estratégicas, planos nacionais de apoio ao setor e acumulou percepções úteis para vencermos este desafio.

Mais
Boletins

Feijão-caupi: Início da Colheita Pressiona Preços, Mas Qualidade Impressiona
18/06/2025

Feijão-caupi a R$ 110? Isso não é preço, é provocação!

Mercado em Movimento: Feijão-preto ganha valorização e Feijão-carioca patina nos intermediários
17/06/2025

Feijão-preto sobe e o carioca tropeça. E você, o que faz agora?

Mato Grosso se mantém como maior produtor de Feijão-Carioca irrigado
16/06/2025

Feijão-carioca 2025: plantar, colher… e rezar?

Feijão e Gergelim em movimento: nasce uma frente nacional com voz ativa em Brasília
13/06/2025

O Brasil precisa de alimentos de verdade — e agora, o Feijão e o Gergelim têm quem fale por eles com competência, união e visão de futuro

O que está acontecendo no mercado do Feijão-preto e Carioca?
12/06/2025

VOCÊS ESTÃO VENDO ISSO?? O mercado do Feijão tá mais instável que relacionamento de influencer no Twitter.