Safra de Feijão-preto pode ser 3 vezes maior do que há 10 anos

Por: Ibrafe,

11 de abril de 2025

Responsive image

A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) acaba de divulgar o relatório de safra, e os números confirmam o que já vínhamos percebendo no campo: o Brasil deve ter disponível, ao longo deste ano, cerca de 3,312 milhões de toneladas de Feijão, somando as três safras. Isso representa um aumento de 2% na quantidade em relação ao volume total do ano passado. A princípio, é um cenário favorável para o consumidor, mas a realidade pode ser mais complexa.

Deste montante, observa-se uma diminuição, em relação ao ano passado, no volume do Feijão-cores, que atinge 1,818 milhão de toneladas. Isso representa uma queda de 2,1% em comparação com o ano anterior, englobando Feijões Carioca, Rajado, Vermelho, Branco e Jalo, por exemplo. Em contrapartida, o Feijão-preto apresenta um aumento de 20% em relação ao ano passado, enquanto o Caupi registra uma redução de 7,5%. Para você que é do Clube Premier, enviaremos uma análise detalhada sobre estes números no final de semana.

E aqui vai o dado inédito do dia: a segunda safra de Feijão-preto deve ultrapassar as 510 mil toneladas, o que representa um aumento de três vezes em relação à segunda safra de 2014/15. Muitos estão apostando na exportação, mas há um problema: as taxações dos Estados Unidos têm impactado a lógica do comércio mundial, e atualmente não há parâmetros claros ou previsibilidade para negociar no mercado internacional.

Do ponto de vista da exportação, esse aumento surge após um ano em que os preços se mantiveram acima da média global. Como era de se esperar, essa conjuntura estimulou os produtores a aumentarem suas áreas de plantio — não apenas no Brasil, mas em diversos países. Além desse fator baixista, é importante ressaltar que o mercado internacional, que poderia absorver parte desse volume de Feijão-preto, Vermelho e Rajado, encontra-se praticamente estagnado. Por essa razão, temos recomendado enfaticamente que o plantio do Feijão-preto — e de outros tipos exportáveis — seja realizado somente com contrato.

Mais
Boletins

Como o comprador vê este momento do Feijão-carioca  
17/10/2025

Apesar das dificuldades, o comprador acredita que o momento é sazonal e que a situação tende a se normalizar nos próximos meses

A  lua continua sendo lua — não um queijo  
16/10/2025

Calma e Estratégia: O Que o Mercado de Feijão Ensina Sobre Vendas Pontuais

CONAB continua otimista para 2026              
15/10/2025

Mercado Projeta Impacto Maior que o da CONAB

Análise da Exportação Americana de Feijões: Foco na Diversificação
14/10/2025

Em breve, compartilhamos um vídeo mostrando o que vimos aqui e o que podemos adaptar para o nosso setor

Começo lento aqui e visita aos Estados Unidos 
13/10/2025

Durante a semana vamos compartilhar aqui no Premier informações diretas das reuniões com universidades e associações de produtores americanas