A China foi confirmada como um dos centros de origem do Feijão-azuki (Vigna angularis), de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) dos Estados Unidos da América, por uma equipe de pesquisa internacional liderada por acadêmicos chineses.
A equipe descobriu restos carbonizados de Feijão-azuki datados de cerca de 9.000 anos no sítio arqueológico de Xiaogao, da cultura Houli, na cidade de Zibo, província de Shandong, no leste da China. Usando análise arqueobotânica e datação por radiocarbono, os pesquisadores identificaram 45 Feijões azuki carbonizados entre mais de 32.000 restos vegetais coletados no sítio.
"Esta descoberta antecede em cerca de 4.000 anos o Feijão-azuki conhecido na China", disse Chen Xuexiang, professor da Escola de Arqueologia da Universidade de Shandong e primeiro autor do artigo. Os Feijões foram desenterrados juntamente com painço-rabo-de-raposa, painço-de-vassoura e soja, fornecendo evidências diretas de que um antigo sistema de cultivo misto de "grãos e leguminosas" já havia se formado na bacia do Rio Amarelo há cerca de 9.000 anos.
O estudo, conduzido em conjunto por acadêmicos da Universidade de Shandong, da Universidade de Washington em St. Louis, do Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia de Shandong, da Universidade de Anhui no leste da China, da Universidade de Oregon, da Universidade de Ciências de Okayama e do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, desafia a crença de longa data de que o Feijão-azuki se originou exclusivamente no Japão.
"A descoberta fornece evidências arqueológicas sólidas de que o Feijão-azuki era consumido e possivelmente cultivado na China há 9.000 anos, demonstrando que a China também foi um dos centros de origem dessa importante Pulse", disse Zhao Zhijun, professor da Universidade de Shandong e coautor correspondente do artigo.
Os resultados mostram que a domesticação do Feijão-azuki foi um processo prolongado e multicêntrico em todo o Leste Asiático — ocorrendo paralelamente na bacia do Rio Amarelo, no arquipélago japonês e na Península Coreana.
Com informações de China Daily
https://www.chinadaily.com.cn/a/202510/15/WS68eef368a310f735438b5094.html