60 dias desafiadores para o abastecimento do Feijão

Por: IBRAFE,

26 de julho de 2023

Responsive image

Na era da evolução das ferramentas digitais, ainda temos cadeias produtivas com dificuldades originadas pela falta de comunicação. E não estou aqui pensando nas óbvias, entre produtores e estes com os empacotadores, e ambos com o consumidor. Mas dentro do próprio Estado brasileiro e com os governos. 
Sendo um produto básico e com predicados de causa social, o setor só tem a ganhar com a organização de iniciativas e programas que visem desde aspectos que podem refletir no aumento de produtividade, como, também, que as iniciativas conversem entre si para que haja um trabalho sinérgico. Campanhas que reflitam no consumo alinhadas entre os Ministérios da Educação, Saúde, Combate à Fome, Agricultura e Economia, contribuindo para que, em momentos sabidamente de excesso de oferta, não somente mecanismos tradicionais de aquisição do governo federal atuem, mas inclusive a disponibilidade de recursos para que os produtores possam ter fôlego financeiro e infraestrutura para armazenar sem se obrigar a vender no momento de pico de oferta e preços mais baixos, equilibrando assim a oferta. 
É nesta direção que nós aqui no IBRAFE estamos trabalhando na busca de organização e ferramentas que tragam respostas rápidas a momentos de desequilíbrio de oferta e demanda, como o que estamos vivendo agora. 
Serão 60 dias desafiadores pela frente. Não há como prever quantos produtores irão desistir dos plantios no ano que vem como consequência direta das dificuldades que atravessarão neste momento após um longo período em que as dificuldades estavam colocadas para o consumidor e que, por aquele lado, sabe-se lá quantos diminuíram o consumo e jamais retornarão para um consumo que contribua para sua saúde.

Mais
Boletins

Primeiros dias de abril - varejo perde estímulo
14/04/2026

Consumo Feijão-carioca aumenta mas o Feijão-preto dispara
13/04/2026

Cuiabá bate 500 e produtores aplaudem  
10/04/2026

  Prateleiras vazias e plenário cheio                                                                                          
09/04/2026

Feijão-preto pode não ser o que parece
08/04/2026