Lula quer alimentos mais baratos, o Feijão sairá da mira

Por: IBRAFE,

15 de março de 2024

Responsive image
No momento que o governo acende o alerta para a inflação dos alimentos o Feijão começa a baixar nas gondolas. Sim, ruim para quem colhe de agora em diante, mas por outro lado deixa claro que não há necessidade da politica de estoques públicos. Vale colocar no entanto alguns fatos: 
1. Política de Estoque Públicos:
A política de estoques públicos tem como objetivo garantir a segurança alimentar em situações como desastres naturais, quebras de safra devido a fatores climáticos e até mesmo em cenários extremos, como guerras.
A Lei 8.171/91, que trata da política agrícola no Brasil, estabelece que é responsabilidade do Estado manter estoques para abastecimento e controle da inflação.
No entanto, como observamos ao longo do tempo, a eficácia dessa política tem sido questionada ao longo dos anos.
 
2. Desafios dos Estoques Públicos:
A promessa de recursos para manter um preço mínimo para os produtores faz sentido na teoria, mas, como observado, na prática, muitas vezes não funciona adequadamente.
Produtores frequentemente enfrentam dificuldades após a colheita, quando os recursos prometidos para o preço mínimo não estão disponíveis ou quando não há armazéns para receber o produto.
O mercado, por sua vez, tende a se autorregular, como temos observado, e a prova disso está nas flutuações de preços. Quando os preços estão baixos, os produtores armazenam e aguardam melhores condições.
 
3. Alternativas e Sugestões para ações de governo:
Fundo com Juros Razoáveis: Um fundo com juros razoáveis para carregar estoques pode ser uma solução viável. Isso permitiria que os produtores mantivessem seus produtos em estoque e os vendessem posteriormente.
Exportação de Excedentes: Quando os preços estão acima de um patamar razoável, a exportação de excedentes é uma opção válida. Isso ajuda a equilibrar a oferta e a demanda.
Estímulo ao Consumo: Investir em educação nas escolas sobre a importância do consumo de leguminosas, como o feijão, pode estimular o plantio e manter o abastecimento.
 
4. Impacto da Má Alimentação:
É verdade que os gastos relacionados às consequências da má alimentação são significativos. Educar a população sobre escolhas alimentares saudáveis pode ser uma estratégia importante para mitigar esses impactos.
 
Em resumo, a política de estoques públicos é complexa e requer um equilíbrio cuidadoso entre os interesses dos produtores, a segurança alimentar e o controle da inflação. A busca por soluções eficazes continua sendo um desafio constante.

Mais
Boletins

Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto
26/04/2024

Cooperativas se reúnem para debater o Feijão.
25/04/2024

Feijão-preto indo para ração animal
24/04/2024

Primeira safra teria sido mais lucrativa para Feijão-preto
23/04/2024

Preços atrativos motivam mais negócios
22/04/2024